2/06/2017 5:23 pm

Funac realiza encontro de alinhamento com gestores das unidades socioeducativas

9

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, na abertura do encontro de alinhamento.

Diretores e coordenadores técnicos das unidades de medida socioeducativa da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de mais um Encontro de Alinhamento da Proposta Político-Pedagógica (PPP) da Socioeducação, nesta semana, no auditório da Funac.

Sob a condução da Diretoria Técnica e da Coordenação dos Programas Socioeducativos (CPSE) da Funac, o encontro objetivou o debate sobre procedimentos metodológicos, a atualização no instrumental do Relatório de Acompanhamento dos Adolescentes e orientações sobre assistência religiosa.

O Jovem Guardião também foi pauta no encontro para alinhar as próximas etapas do projeto nas unidades de medida socioeducativa e tratar, efetivamente, da etapa do acompanhamento aos egressos nas comunidades.

1

A diretora técnica, Lúcia Diniz, destaca a assistência religiosa como ponto de alinhamento.

“Fizemos uma atualização da proposta político-pedagógica da Funac e essa etapa de disseminação com todos os gestores visou nivelar as nossas atuais concepções na área da socioeducação. Foi um momento de fortalecimento do atendimento socioeducativo e, considerando a perspectiva das unidades regionalizadas, o alinhamento viabiliza a unicidade nas ações”, ressaltou a diretora técnica da Funac.

Para os gestores das unidades, por meio do encontro os servidores executarão com mais propriedade a socioeducação no Estado. “Integração, construção e esclarecimento foram as palavras que marcaram este encontro sobre a nossa proposta político-pedagógica e, nesse sentido, processos de alinhamento e formação são constantes para nós e avalio isso de forma positiva”, reforçou a vice-diretora da unidade Semear, de Imperatriz, Aretuza Lopes. “O alinhamento é importante para avançarmos nas melhorias da gestão de cada unidade, de acordo com as especificidades das medidas, e manter o foco em nossos objetivos fundamentais”, acrescentou o diretor da unidade de Timon, Lívio Barros.

Na visão do coordenador técnico da unidade do Alto da Esperança, Augusto Gouveia, O encontro representou uma reflexão necessária. “Para avançar no desenvolvimento do trabalho socioeducativo, é ideal que a prestação de serviços seja com qualidade. A iniciativa proporcionou também a integração entre as unidades e partilha de experiências que contribuíram para reafirmar o compromisso institucional”, apontou como pontos positivos.

02 Coordenadora da Cpse - Nelma

A coordenadora da CPSE, Nelma Pereira, alinha pontos estratégicos da proposta da Funac.

A coordenadora da CPSE, Nelma Pereira, em sua análise destacou que “o Encontro conseguiu atingir todas as unidades, tanto da capital quanto interior, para ampliar a compreensão do que é a nossa missão e de fazer do planejamento estratégico o percurso para alcançar nossas metas. Isso gerou um bom debate entre a gestão da Fundação e a gestão das unidades para que possamos trabalhar alinhados e atingir o nosso principal objetivo que é executar as medidas socieducativas de forma qualificada”.

Além dos temas pontuados, na oportunidade, os gestores dialogaram sobre a pesquisa que será realizada nas unidades de internação da região metropolitana de São Luís, que busca investigar qual o sentido da vida e os valores que norteiam as escolhas e os sonhos dos adolescentes privados de liberdade. A ação, que faz parte da tese de doutorado da psicóloga Rogener Almeida, tem o apoio da gestão da Funac e nessa perspectiva os futuros resultados vão aprimorar a execução das medidas socioeducativas.

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI