Com o objetivo de monitorar e avaliar as metas do planejamento estratégico da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), a presidente do órgão, Sorimar Sabóia, chefes de setores e diretores dos Centros Socioeducativos de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Imperatriz e Timon, estiveram reunidos para o Encontro de Monitoramento e Avaliação do Ciclo 2016/2019, na última semana.
Em dois dias de atividades, a gestora Sorimar Sabóia ressaltou que o planejamento visa acompanhar as metas alcançadas e é vital para direcionar a execução do atendimento socioeducativo no Estado.
“O monitoramento e avaliação do Planejamento Estratégico institucional permite uma análise global da instituição, no sentido de alinhar a Fundação às suas metas, direcionar a ação para os resultados desejados, redimensionar as iniciativas que necessitam ser priorizadas para aprimorar o atendimento socioeducativo e superar as distorções”, destacou.
Para a coordenadora dos Programas Socioeducativos Regionalizados, Eunice Fernandes, o encontro é um momento de aprendizagem. “O encontro é também uma oportunidade de socialização das atividades dos Centros. Aprendemos com as dificuldades vivenciadas e celebramos os aspectos positivos, portanto, é um espaço de rica aprendizagem”, acrescentou.
A diretora da unidade feminina da Funac, Miriam Machado, pontuou que “o monitoramento é importante, porque fazemos uma avaliação geral daquilo que foi planejado enquanto ação estratégica, visualizamos as ações positivas desenvolvidas nas unidades e também as ações ainda não alcançadas. Assim, as unidades conseguem ter um panorama do que foi executado nesse primeiro semestre”, explicou.
Metas
De acordo com o chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan), Nikson Daniel, das metas previstas no Planejamento Estratégico, nove foram alcançadas com êxito e outras oito estão em execução.
“O Encontro se constituiu como um verdadeiro check-up, indicando os acertos e as experiências exitosas, assim como quais as áreas que precisamos avançar. Desta forma, cada setor e unidade irá priorizar as iniciativas necessárias para o alcance das metas estratégicas até dezembro de 2019, e desta maneira melhorar a eficiência e a eficácia institucional”, explicou Nikson Daniel.
Entre os pontos positivos apontados no Encontro, estão o atendimento aos adolescentes de forma regular e contínua, com 80% de avaliação entre bom e ótimo, a partir de pesquisas realizadas com adolescentes e familiares; a baixa taxa de reincidência dos adolescentes que cumpriram medida socioeducativa, em torno de 8%; e 100% dos adolescentes com inserção escolar regular durante o cumprimento de MSE e 80% com aproveitamento escolar; ação realizada com articulação da Secretaria de Estado da Educação.
Nesse sentido, outro dado importante foi o aumento do número de certificações em cursos profissionalizantes: cerca de 167% em relação ao ano de 2017 e de 423% em comparação ao ano de 2015. Os dados são resultado do significativo investimento da Funac, por meio da ação intersetorial com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que possibilitou a realização de cursos nos próprios centros socioeducativos.
“Tendo em vista que sempre precisamos aprimorar constantemente o atendimento socioeducativo, é fundamental este momento de análise das ações com a presidência e demais gestores das unidades”, frisou o diretor José Carvalho Neto, da unidade de internação provisória de Imperatriz.
Práticas Exitosas
Um dos destaques do Encontro foi a apresentação das práticas exitosas, ações realizadas no âmbito das unidades que fortalecem o atendimento socioeducativo.
“Além de traçar metas e apresentar os resultados, esse encontro possibilita demonstrar de forma concreta a execução do nosso trabalho e mais ainda a troca de experiência entre as unidades”, completou Diogo Sousa, diretor do centro socioeducativo de Semiliberdade, em Timon.
Dessa forma, iniciativas que valorizam as atividades culturais, projetos de incentivo à leitura e à escrita como, por exemplo, Café e Sarau Literários e Concursos de Redação, além de atividades de preparação para o mercado de trabalho e incentivo à profissionalização como as Feiras de Profissões, foram algumas das ações destacadas.
Outra iniciativas importantes são o Grupo de Reabilitação para Dependentes Químicos, assim como a comemoração dos aniversariantes do mês, como estratégia de integração da comunidade socioeducativa. Além da valorização do trabalho desenvolvido com as famílias dos socioeducandos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI