
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou nesta quarta-feira (19) encontro com coordenadores, instrutores e oficineiros que atuam nos centros socioeducativos da Grande Ilha. O evento, realizado na sede da Funac, teve como objetivo principal a integração de saberes entre os profissionais, buscando aprimorar as práticas educativas realizadas nas unidades.
O encontro abordou o tema “Empreendedorismo do Saber”, com a proposta de ampliar as discussões sobre as potencialidades dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A atividade foi conduzida por técnicas da Coordenação de Programas Socioeducativos (CPSE/Funac), Mirthes Morais (assistente social) e Leidiane Irineu (pedagoga).
Sorimar Sabóia, presidente da Funac, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das ações desenvolvidas nos Centros. “A integração de saberes é fundamental para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado. Queremos que nossos profissionais compartilhem experiências e construam estratégias conjuntas que ampliem as oportunidades para os socioeducandos”, afirmou Sabóia.
Durante o evento, foram realizadas oficinas práticas que promoveram o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes. Coordenadores, Instrutores e oficineiros puderam apresentar seus métodos de trabalho e discutir os desafios enfrentados no dia a dia. “A troca de experiências tem se configurado como uma ferramenta possibilitadora para que os profissionais adquiram novas perspectivas para suas atuações”, destacou a diretora técnica (Dirtec/Funac), Lúcia Diniz.
Eixo temático
A escolha do tema “Empreendedorismo do Saber” teve como objetivo permitir que os educadores criem estratégias que possibilitem incentivar os jovens a desenvolverem habilidades empreendedoras, utilizando o conhecimento adquirido nos cursos profissionalizantes para gerar novas oportunidades.
Para Sorimar Sabóia, trata-se de uma temática que tem potencial para contribuir com a transformação social. “Queremos que os adolescentes/jovens atendidos nos centros socioeducativos enxerguem o empreendedorismo como uma possibilidade real de construção de futuro. O conhecimento é uma poderosa ferramenta de mudança, e incentivar o empreendedorismo é uma maneira de empoderar esses jovens”, destacou.
Os participantes saíram do encontro motivados e conscientes da importância do trabalho em equipe para o sucesso das ações socioeducativas. “Foi uma oportunidade enriquecedora. A troca de saberes nos faz crescer e nos prepara melhor para lidar com os desafios do cotidiano”, comentou a coordenadora técnica, Deyse Fernandes.
A Funac realizará durante todo ano encontros para fortalecer a rede de profissionais do sistema socioeducativo e ampliar as discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento dos jovens atendidos.
        
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI