2/05/2016 5:39 pm

Funac realiza formação de genograma e ecomapa com servidores

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio do Centro de Juventude Florescer (Unidade socioeducativa feminina), realizou formação com a equipe multidisciplinar sobre genograma e ecomapa. A atividade foi conduzida pela assistente social e técnica de referência da Unidade, Conceição Coimbra.

O genograma tal como o ecomapa, se constitui em um dos instrumentos de avaliação familiar. Entretanto, enquanto o genograma identifica as relações e ligações dentro do sistema multigeracional familiar, o referenciado ecomapa configura as relações e ligações da família e de seus membros com o meio e a comunidade local à qual pertencem, auxiliando na avaliação dos apoios e suportes disponíveis e sua utilização pela mesma, e assim favorecer a realização das ações interventivas necessárias.

De acordo com a assistente social Raimunda Ferraz, o genograma e o ecomapa tem se mostrado como valiosos instrumentos para a compreensão dos processos familiares e também das relações com a comunidade. “Considero o momento de grande aprendizagem para atividades futuras a serem desenvolvidas na Unidade, essa formação faz relação direta com o os instrumentais que utilizamos para elaborar o polidimensional das adolescentes que dá subsídio para construção do Plano Individual de Atendimento (PIA), que é uma demanda da medida de internação”, ressalta.

No âmbito da socioeducação, a equipe multidisciplinar exerce o papel de facilitador junto ao adolescente e família e destes com a rede socioassistencial, objetivando resgatar sua trajetória de vida, com a finalidade de resignificá-la traçando novos caminhos; promover qualidade nos vínculos afetivos e nas relações estabelecidas, e alterar a dinâmica sociofamiliar, no sentido de se perceberem como sujeitos de direitos, de desejos e de responsabilidades.

O PIA

O Plano Individual de Atendimento (PIA) objetiva garantir a compreensão do adolescente enquanto sujeito singular, estimulando o seu protagonismo na construção de um projeto de vida, devendo ser firmado compromisso entre o jovem, a família e a equipe multiprofissional de referência.

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