A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) recebeu a visita de duas adolescentes para tratar sobre o empoderamento feminino e garantias dos direitos das meninas. Mari Eduarda, de 14 anos, e Gilciellen Roberta, de 17, ocuparam, respectivamente, a presidência e assessoria de comunicação da Funac por um dia. A ação faz parte da “Campanha Por Ser Menina”, em alusão ao Dia Internacional das Meninas, comemorado no dia 11 deste mês.
A atividade das “Meninas Ocupam” faz parte da campanha onde elas fazem, durante um dia, a gestão de diversos espaços no âmbito estadual, municipal, sistema de justiça, empresas e outros, é articulada pela ONG Plan International, em parceria com o Governo do Estado.
Este já é o terceiro ano que a Funac participa da ação para dar voz às meninas. “Eu acho de muita sabedoria da Plan desenvolver ações para que as meninas se coloquem em um patamar de igualdade como qualquer outro cidadão, principalmente de pessoas que tiveram oportunidades de ocupar um cargo público, seja por sua capacidade técnica ou por sua articulação política. A mulher tem que ocupar esses espaços e lutar por equidade de gênero, para construir uma sociedade melhor e mais justa”, afirmou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
À frente da Funac, a menina presidente participou da rotina de trabalho como despachos de processos no gabinete da presidência e visita pelas instalações da sede administrativa. A ação contou com a presença da Gilciellen Costa, assessora de comunicação por um dia, e foi acompanhada pela presidente do órgão, Sorimar Sabóia e da assessora de comunicação da Funac, Érica Gomes.
O destaque da programação foi a Roda de Diálogo sobre “empoderamento feminino” com as adolescentes no Centro Socioeducativo Florescer e a participação na 13º Feira do Livro de São Luís, ocasião em que acompanharam as apresentações culturais das socioeducandas.
Mari Eduarda, de 14 anos conta como foi ocupar o cargo da presidente da Funac. “Foi uma experiência única, pois tive a oportunidade de bater um papo com as socioeducandas e conhecer um pouco da rotina delas. Além de prestigiar a apresentação teatral na Feira do Livro e acompanhar a rotina de trabalho da Fundação”, comenta.
Gilciellen Roberta Costa que ocupou a assessoria de comunicação diz que o dia foi cheio de atividades e que se empenhou para acompanhar a rotina. “Foi muito interessante, aprendi muito durante todo o dia e tive a oportunidade de viver uma realidade diferente da minha. Estou muito satisfeita pela recepção e pelo trabalho que é desenvolvido na Fundação, os conhecimentos que obtive levarei para a vida”, destaca.
Plan
A Plan International Brasil desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajudem a transformar suas realidades.
A campanha “Meninas Ocupam” integra o movimento Por Ser Menina, que tem como objetivo estimular as meninas a descobrirem suas potencialidades e a terem plena consciência de que podem aprender, liderar, decidir e progredir. A campanha é realizada no mundo inteiro para que elas possam levar propostas e pensar políticas públicas voltadas para as meninas.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI