14/02/2020 2:18 pm

Funac reúne com instituições que prestam Assistência Religiosa nos Centros Socioeducativos

Assistência religiosa

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou uma reunião de alinhamento sobre Assistência Religiosa no âmbito das unidades de Atendimento Socioeducativo, na quarta-feira (12), no auditório da Escola de Socioeducação.

Da reunião participaram representantes da Diretoria Técnica, Coordenação dos Programas Socioeducativos, diretores dos Centros, coordenadores técnicos e as diversas instituições religiosas entre igrejas católicas, evangélicas e messiânicas que prestam atendimento nas unidades da Região Metropolitana de São Luís.

O objetivo da reunião foi esclarecer e alinhar aspectos importantes com as instituições, a respeito da portaria n. 1843/2019 da Funac, que dispõem das diretrizes, princípios e normativas para a execução desse atendimento aos socioeducandos.

A assistência religiosa é um dos direitos fundamentais e previstos na lei do Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativo (Sinase), que deve ser ofertada de acordo com o segmento religioso do socioeducando e conforme seu desejo, dentro de uma proposta pedagógica que vise o bom desenvolvimento no processo socioeducativo.

A coordenadora dos Programas Socioeducativos, Jucimeire Rabelo agradeceu às instituições pela disponibilidade em contribuir com o Atendimento Socioeducativo, por meio das atividades religiosas nas unidades.

“As instituições religiosas são ferramentas importantes no processo pedagógico de ressocialização dos socioeducandos e somos gratos pela participação das igrejas enquanto parceiras da Socioeducação”, destacou.

E nesse sentido, sobre a reunião de alinhamento da portaria afirmou que “o documento é um avanço, um elemento fundamental e contribui para estabelecer a garantia do direito de assistência religiosa nos centros socioeducativos. Por isso, a necessidade de publicizar e alinhar com todos para que caminhemos no mesmo passo”.

“O diálogo esclareceu muitos pontos e fomos orientados a respeito dos procedimentos adequados, o que fazer, como fazer e qual a melhor forma de conduzir os momentos de assistência religiosa com os adolescentes de acordo com a portaria. O nosso propósito é ajudar esses meninos a enxergar o amor de Deus e ajudá-los nesse processo”, afirmou Silvia Carvalho, da igreja Católica São Maximiliano Coube, que atende as unidades do bairro do Vinhais.

Para o pastor Francisco Lopes, da Igreja Assembleia de Deus – área 15, que atende as unidades do São Cristóvão, Canaã e São José de Ribamar, destacou a importância do alinhamento. “É de grande importância o trabalho religioso com os adolescentes. Às vezes, quando nem as famílias acreditam nesses meninos, é a Igreja que os acolhe. Por isso, a reunião foi fundamental para sintetizar os alinhamentos e trabalharmos, de forma organizada, na mesma perspectiva”, acrescentou.

O pastor Elias Viégas, da Igreja Universal, presente nas unidades de São Luís e São José de Ribamar, também se posicionou. “Esse alinhamento fortalece o trabalho das instituições nos aspectos da assistência religiosa e temos o mesmo objetivo da Funac, que é ajudar os adolescentes a ter um novo caminho de vida”, frisou o pastor.

A técnica da Dirtec e condutora da reunião, Benedita Freire destacou como um dos resultados positivos é que agora todas as equipes dos centros socioeducativos e as instituições já estão alinhadas no mesmo propósito.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI