
Para aprimorar a segurança nos Centros Socioeducativos foi realizada uma reunião com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, na unidade do Sítio Nova Vida, em Paço do Lumiar, nesta terça-feira (23).
O secretário de Segurança conheceu um pouco mais sobre o trabalho da Funac e os gestores dialogaram sobre como adotar estratégias de segurança preventiva para o atendimento socioeducativo. Na ocasião, eles realizaram também uma visita pelas dependências do Centro e foram recebidos pela gestora do Sítio Nova Vida, Elivania Estrela.
Sorimar afirma que o foco é o investimento na segurança preventiva. “Precisamos garantir as condições necessárias de segurança para que todo o atendimento e as atividades de escolarização, profissionalização e outras ações sejam realizadas de forma plena na comunidade socioeducativa”, esclareceu.
“A ideia é estruturar a médio prazo uma Coordenação de Inteligência na Socioeducação e aprimorar as ações. É preciso estreitar também a relação entre os sistemas de segurança e socioeducativo, dado o contexto político e social brasileiro, para inclusive proteger o trabalho que já vem sendo realizado”, ressaltou o secretário Francisco.
O secretário Jefferson disse que a socioeducação é campo desafiador. “A socioeducação é um desafio, considerando que trabalha com adolescentes e as peculiaridades próprias do seu desenvolvimento. Antes de agir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta área, entender o seu público e compartilhar experiências para melhorar o trabalho”, falou.
A unidade recebeu também a comitiva da Segurança Pública para articular outras iniciativas com foco nos socioeducandos como a montagem da brigada do Corpo de Bombeiros com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, ação que será implementada em breve.
O delegado Geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz; delegado da Polícia Civil – setor de inteligência, Maymone Barros; o subchefe do Estado Maior Geral, coronel Eurico Alves; comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, o coronel Célio Roberto de Araújo; o subcomandante do 13º Batalhão de São José de Ribamar, major Senilson Lima da Silva, e suas respectivas equipes, participaram da reunião.
Acompanharam a visita também: pela Funac, o diretor administrativo-financeiro, Wellinton Costa, a coordenadora dos Programas Socioeducativos, Nelma Pereira, e o coordenador Geral de Segurança, Alexsandro Farias; e pela Sedihpop, o secretário Adjunto de Direitos Humanos, Jonata Galvão, a coordenadora da política de Criança e Adolescente, Patrícia Melo, o superintendente de Combate à Violência Institucional, Luís Carlos Cintra, e Lissandra Leite.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI