18/04/2020 12:28 pm

Funac utiliza tecnologia para fortalecer vínculos familiares dos socioeducandos

A tecnologia tem sido uma aliada para manter a convivência familiar dos socioeducandos, nos Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente. Por meio de chamadas de vídeos, adolescentes e seus familiares vão fortalecendo os seus vínculos e o afeto.

As chamadas de vídeo são realizadas ao longo da semana, por conta da pandemia da Covid-19, que provocou a suspensão das visitas. Participam os familiares que acompanham o processo socioeducativo do adolescente e já habilitadas pela equipe técnica das unidades.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia explica que as chamadas de vídeo são uma estratégia para o fortalecimento dos vínculos familiares nesse contexto. “É o momento de o adolescente rever seu familiar, fortalecer seus laços, interagir com o contexto familiar, ter claro seu sentimento de pertença a um grupo familiar, de saber que não está sozinho e que tem alguém que gosta dele. Para as famílias, é tempo de verificar que o adolescente está bem e acompanhar como tem sido o cumprimento da medida socioeducativa, seus avanços, anseios e dificuldades”, acrescentou.

Para o socioeducando, da unidade de Internação Provisória, em Timon, a estratégia foi aprovada. “A Funac teve uma ideia muito boa em fazer isso para nós. Eu fiquei muito feliz, deu para ver meus familiares e, inclusive, conhecer minha sobrinha”, falou.

Na avaliação das equipes técnicas, as ligações por vídeo deixaram os adolescentes mais tranquilos. “Desde a suspensão das visitas, conversamos com os socioeducandos para as devidas orientações. Agora, com o contato virtual com as famílias, eles ficaram mais tranquilos em ver que os familiares estão se cuidando e adotando os procedimentos para a prevenção do Covid-19. A equipe avalia de uma forma positiva essa estratégia”, reconheceu a coordenadora técnica do Centro Socioeducativo do Vinhais, Suzana Moraes.

“Eu estou tranquilo, porque agora eu vejo minha mãe, meu irmão e meus avós. A ligação de vídeo é uma forma de amenizar a saudade . Vejo que todos estão bem e eles vêem que eu estou com saúde também”, disse um socioeducando da unidade de São José de Ribamar.

Na próxima semana, as famílias serão orientadas a gravar vídeos com mensagens de afeto, carinho, recordação, incentivo e de esperança para compartilhar com os adolescentes, fortalecendo ainda mais os vínculos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI