O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou em suas redes sociais a permanência de Sorimar Sabóia à frente da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC). Na instituição há mais de 20 anos, ela comanda a pasta desde 2019, tendo passado por vários cargos, entre eles o de Chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas.
Sorimar é assistente Social (UFMA), pós-graduada na área de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP/SP), especializada em Gestão Pública pela Escola de Governo do Maranhão (EGMA), mestranda em Políticas Públicas (UFMA) e presidente do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (FONACRIAD). Atuou como Assistente Social na Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (SEMCAS) da Prefeitura de São Luís. Foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA (2019 A 2021), do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS (2015 a 2016) e do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Maranhão – SASEMA (2013 a 2018).
Reconhecimento
O governador do Maranhão, Carlos Brandão destacou em suas redes sociais os avanços no sistema socioeducativo do Maranhão em 2022, resultado do trabalho da atual gestão e enfatizou a educação e profissionalização como fator determinante para essas mudanças. Entre os avanços destacados Brandão pontuou a segurança socioeducativa com a separação dos adolescentes seguindo exclusivamente os critérios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), eliminando a separação dos adolescentes por grupos de organizações criminosas, além da redução de conflitos e ocorrências graves.
“Em 2022, tivemos zero ocorrências de fugas nos Centros Socioeducativos. A educação profissional foi determinante para esse avanço, com a certificação de mais de 300 adolescentes e jovens. Também conseguimos estabelecer nos Centros Socioeducativos a separação de adolescentes seguindo os critérios da lei, acabando com divisões por grupos e organizações criminosas, o que contribui para a redução da reincidência. Menos de 15% dos atendidos no Maranhão reincidem. Os avanços obtidos no nosso sistema socioeducativo confirmam o que sempre tenho dito: as pessoas só precisam de oportunidades e é assim que vamos fazer o Maranhão avançar ainda mais”, afirma Brandão.
A presidente da Funac Sorimar ressalta ainda outros avanços como a superação da superlotação, a abertura da Central de Vagas com todas as unidades operando dentro da capacidade, o investimento da profissionalização com mais de 300 certificações em cursos e inserção dos adolescentes no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz e também a abertura das oficinas escolas, sendo barbearia, padaria, alfaiataria, aviário, horticultura e fábrica de chinelos.
“Todas os Centros Socioeducativos dispõem de um rotina sociopedagógica com atividades de Escolarização; incentivo à profissionalização com parcerias estratégicas; práticas de esporte e lazer; atividades culturais e assistência religiosa; serviços de saúde; além do atendimento psicossocial e jurídico, sob o acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, advogados e pedagogos, como também equipe de monitoria. Ao longo desse processo, a família também é acompanhada pela equipe técnica”, enfatiza.
Outro destaque do governador ao trabalho desenvolvido na socioeducação, foi no livro ‘Mensagem do Governador à Assembleia Legislativa do Maranhão – Fevereiro 2023’ (p.103), entregue à todos os deputados estaduais na Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos da ALEMA.”MARANHÃO INCLUSIVO – PADARIA ESCOLA: Localizada no Centro Socioeducativo de São José de Ribamar, a Padaria Escola permite que os adolescentes maranhenses entre 15 e 18 anos que estejam cumprindo medidas socioeducativas tenham oportunidade de aprender o ofício de padeiro, ampliando o acesso a oportunidades de trabalho no futuro. São produzidos diariamente 840 pães distribuídos para os Centros Socioeducativos da Grande Ilha, com nova turma de 15 jovens a cada oito meses, recebendo o certificado através do IEMA. Tendo a reinserção dos jovens na sociedade como objetivo principal, 100% dos socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente estão inseridos em atividades sociopedagógicas, como escolarização e oficinas de leitura e profissionalização”.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI