A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) no Maranhão, Elisângela Cardoso, se reuniu com o deputado estadual Rafael Leitoa e os representantes do Sistema de Justiça do município de Timon para dar início aos processos de alinhamento para abertura da unidade de atendimento inicial e internação provisória, que será inaugurada em breve na cidade.
Após a reunião, a gestora e as autoridades realizaram uma visita para conhecer o espaço, na quarta-feira (13). Com a obra em processo final de construção e acabamento, a nova unidade terá a capacidade para atender 16 adolescentes, sendo 14 vagas para a internação provisória e duas para o atendimento inicial. O município de Timon já possui uma unidade de semiliberdade.
Em reunião, a gestora destacou a articulação com os atores do Sistema de Justiça e com as secretarias municipais para implantação da unidade. “Iniciamos de forma muito positiva os processos de implantação do atendimento de internação provisória, inicial e com o fortalecimento para a execução da medida de semiliberdade na Região dos Cocais. A ideia é desenvolver um trabalho intersetorial na Socioeducação, com o sistema de justiça, e políticas setoriais da assistência social, da educação, cultura e lazer e outros serviços essenciais à execução do sistema socioeducativo, com foco no atendimento regionalizado, o que garante o direito à convivência familiar e comunitária”, explicou.
“Estamos muito receptivos à implantação desses serviços. Desde o início articulamos para implantar o atendimento da Funac na Região dos Cocais e, principalmente, na cidade de Timon. Começamos com a casa de semiliberdade, partimos para o atendimento inicial e internação provisória. E já estamos a procura de espaços para a unidade de internação”, disse o deputado Rafael Leitoa.
Para o sistema de justiça, os novos serviços da Funac na região representam um avanço. “Com certeza a vinda da unidade com uma infraestrutura adequada representa uma nova perspectiva para a execução do atendimento socioeducativo, com o convívio familiar assegurado para o atendimento da Região dos Cocais que tem uma grande demanda”, ressaltou o juiz de direito, Simeão Pereira e Silva.
Sobre isto, o delegado Rafael Cordeiro, da Delegacia do Adolescente Infrator, informou que em 2017 foram registrados mais de 345 procedimentos instaurados envolvendo adolescentes. “A instalação da unidade vai trazer um reforço para o combate às situações de atos infracionais com adolescentes, reduzindo esses índices e o sentimento de impunidade na sociedade, porque em breve vamos ter um espaço digno para encaminhar esses adolescentes”, afirmou.
Participaram, também, da reunião: o promotor da 2ª Promotoria Especializada de Timon, Fernando Evelim; o delegado regional Humaitan Silva de Oliveira; o defensor público Cícero Lacerda; a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Rosário Leal; e técnicos da Funac.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI