11/06/2015 1:00 pm

Governo desenvolve ações de proteção a crianças e adolescentes

Diante do registro de altos índices de letalidade de adolescentes, o Governo do Maranhão instituiu o Comitê de Articulação para a Implantação do Programa Estadual de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). A primeira reunião do Comitê aconteceu na tarde desta terça-feira (09) e os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que tem trabalhado para a implantação de um sistema de proteção dos direitos humanos no Maranhão.

O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou o esforço do Governo do Estado para a implantação desse sistema. “É importante frisar que essa não é uma reunião isolada. Ela faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas para a criação de um sistema de proteção dos direitos humanos no Maranhão, para que possamos atender as demandas que chegam para o Estado. O governo Flávio Dino está dando início às discussões antes que seja demandado, pois sabe das suas responsabilidades”, afirmou.

O Comitê tem caráter temporário e tem a finalidade de discutir o modelo do Programa Estadual de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte; promover debate público sobre a situação dos altos índices de letalidade entre os adolescentes do Estado; e propor minuta de projeto de lei ou decreto para instituir o programa no Estado. Fazem parte do grupo representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.

Para a coordenadora de Ações de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Gerusa Silva, a equipe interinstitucional é fundamental para o andamento dos trabalhos. “Nossa proposta com a criação desse comitê é abrir a discussão com instituições e órgãos que integram o sistema de proteção de crianças e adolescentes e, assim, otimizar as nossas ações e agilizar a implantação do PPCAAM no Maranhão”, disse.

Durante o encontro, foi apresentada uma descrição resumida de funcionamento do PPCAAM, que tem o objetivo de preservar a vida das crianças e dos adolescentes ameaçados de morte, com ênfase na proteção integral e na convivência familiar. O programa foi instituído oficialmente em 2007 pelo Decreto 6.231/2007 e foi criado como uma das estratégias do governo federal para o enfrentamento da letalidade infanto-juvenil.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de São Luís, Márcio Thadeu, aprovou a iniciativa da composição do comitê.  “Elogio a iniciativa da secretaria e fico feliz em, pela primeira vez, estarmos reunidos sem a pressão midiática de algum caso. Isso demonstra o compromisso do governo Flávio Dino em desenvolver ações efetivas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes no Estado do Maranhão”, afirmou.

Para andamento das atividades, foi definido durante o encontro que a Sedihpop irá apresentar, com base em experiências de outros Estados, uma sugestão de minuta para a institucionalização do PPCAAM no Maranhão. A proposta será discutida pelos membros do Comitê e disponibilizada para consulta pública. Depois de aprovada, a minuta será encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.

Participaram da reunião representantes da Fundação da Criança e do Adolescente; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública Estadual; secretarias municipais de Saúde e da Criança e Assistência Social; secretarias estaduais de Educação e de Desenvolvimento Social; e Centro de Defesa Padre Marco Passerini. Também foram convidados para compor o comitê representantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente; Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares; Pastoral da Juventude; Pastoral do Menor; Tribunal de Justiça e Secretaria Estadual de Juventude.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI