7/04/2017 9:49 pm

Governo e ONU dialogam sobre ações em prol de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

 A presidente da Funac, Elisângela Cardoso; a secretária de Juventude, Tatiana Pereira; e os representantes da UNFPA. (Foto: Divulgação)

A presidente da Funac, Elisângela Cardoso; a secretária de Juventude, Tatiana Pereira; e os representantes da UNFPA. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), reuniu-se na última quinta-feira (06) com representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na pauta da reunião, foram apresentados projetos e ações que poderão ser desenvolvidos a partir da parceria entre os órgãos, com foco na juventude maranhense e em adolescentes que tenham cometido ato infracional, com o propósito de construir um novo projeto de vida para os mesmos.

De acordo com a gestora da Funac, Elisângela Cardoso, os adolescentes que passam pelo cumprimento de medidas socioeducativas, encontram dificuldades para sua reinserção na sociedade, uma vez que é preciso mais ações de políticas públicas que amparem esses jovens. “Por isso, oportunizar ações que possam apoiar diretamente esses adolescentes, enquanto egressos, tem sido um objetivo a cumprir pela Funac e, nesse sentido, é interessante conhecer parceiros que somem nessas iniciativas”, falou Elisângela, que também apresentou as atividades executadas Funac na área da socioeducação.

Para a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, a reunião entre a Funac, a Seejuv e o UNFPA foi importante no intuito de reforçar o diálogo já existente entre o Governo do Estado e o órgão da ONU no que diz respeito à parceria para o desenvolvimento de ações que promovam a cidadania da juventude.

“O diálogo com o UNFPA foi muito importante, pois discutimos estratégias e instrumentos que possibilitem mais oportunidades para jovens e adolescentes em cumprimento de medias socioeducativas, principalmente no que diz respeito à empregabilidade. A reunião realizada, agora junto com a Funac, se soma a um diálogo e já iniciado pela Seejuv com o órgão da ONU no sentido de firmar uma parceria para desenvolver ações que promovem mais oportunidades para a juventude maranhense”, ressaltou.

O representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal Roig, explicou que o órgão já desenvolve ações em parceria com outros estados brasileiros, direcionadas a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa, a exemplo do que já ocorre no Distrito Federal. “Essas ações dialogam com os próprios pilares de existência das Nações Unidas: desenvolvimento, paz, justiça e direitos humanos, com recorte especial para a juventude”, comentou.

Mais Juventude

O Governo do Estado já tem projetos articulados com o UNFPA, através da Seejuv, com a assinatura de uma Carta de Intenções, em junho de 2016, para o desenvolvimento o programa ‘Mais Juventude’, que objetiva criar condições favoráveis à participação do Estado e dos Municípios na institucionalização de políticas públicas de juventude, e promover o protagonismo e a participação juvenil.

O UNFPA é o organismo da ONU responsável por ações de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI