11/08/2017 10:56 am

Governo realiza encontro de alinhamento sobre projeto político-pedagógico

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A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Diretoria Técnica e da Coordenação dos Programas Socioeducativos, realizou o Encontro de Alinhamento da Proposta Político-Pedagógica. Diretores, coordenadores técnicos e advogados das unidades de internação da Funac em São Luís, Imperatriz e Paço do Lumiar foram o público participante na ação, realizada na última terça-feira (09), no auditório da Fundação.

Na abertura do encontro, a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, destacou a necessidade de superar os desafios em consonância com as diretrizes institucionais. “Somente com trabalho coletivo, executado e alinhado de acordo com as orientações institucionais da Funac, baseadas na Proposta Político-pedagógica e no Plano de Segurança, é que vamos avançar na gestão e execução das medidas socioeducativas”, frisou.

“A formação continuada de técnicos e gestores da socioeducação é um processo constante, por isso que este encontro é um momento de fortalecimento para as equipes, que podem socializar as experiências de gestão dos procedimentos nas unidades e agregar também novas metodologias de trabalho à sua rotina”, explicou diretora técnica, Lúcia Diniz. Ela acrescentou que mais momentos formativos serão realizados com os profissionais, ao longo do ano, para avaliação e alinhamentos por programa de atendimento das medidas provisória, internação, semiliberdade e atendimento inicial.

Um dos destaques no encontro foi a avaliação da metodologia de fases. A vice-diretora do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís, Josi Sales, pontou os avanços agregados na medida socioeducativa dos internos. “A equipe técnica tem conseguido desenvolver a metodologia de fases, utilizando estratégias e ferramentas variadas que beneficiam o desenvolvimento dos adolescentes e, hoje, eles já compreendem que cada projeto/fase cumprido representa uma evolução no cumprimento da sua medida”, destaca a gestora.

Além do debate sobre a metodologia, o encontro foi pautado por temas como a avaliação de implementação da Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), desafios inerentes a política de egressos da socioeducação e relato de experiências de gestão nas unidades.

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