Data das mais emocionantes, o Dia dos Pais lembra reunião em família e, nos Centros Socioeducativos da Fundação da Criança e do Adolescente, o clima é de confraternização entre pais e filhos. Cada unidade realizou uma programação especial no sábado (10), para reunir e sensibilizar pais e filhos para a necessidade de fortalecimento desta relação tão importante.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, fala da importância dessas atividades nos Centros Socioeducativos. “O objetivo é estimular os laços afetivos entre pais e filhos, promover a integração entre adolescentes, familiares e servidores para compreenderem a importância do papel do pai no círculo familiar e as representações de pai na sociedade atual”, afirma.
Para a programação, os Centros contaram com o apoio da equipe técnica e de segurança, a fim de estimular os adolescentes a fazer reflexões sobre a função do pai e a paternidade responsável. Eles assistiram a filmes, participaram de oficinas de cartazes, músicas, jograis e produção de mensagens.
No Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV), a diretora Josenilde Diniz deu as boas-vindas aos presentes e em seguida, o pastor Jeferson ministrou palavras de esperança com a parábola do filho pródigo. Após, a emoção tomou conta dos (as) convidados (as), os adolescentes, para homenagearem os pais, realizaram uma apresentação musical.
“Para mim é um sonho, hoje eu me alegro. Achei muito bonita a apresentação dos adolescentes. Nunca tinha visto meu filho tocando violão, um ofício que ele aprendeu dentro da Unidade. Saio feliz em saber da mudança do meu filho”, declara José Ribamar Lima, pai de um socioeducando.
De acordo com a diretora, Josenilde Diniz, o apoio da família é fundamental para que o adolescente encontre um novo caminho e direcione para uma mudança de atitude e uma mudança de vida. “Isso é muito importante no cumprimento da medida socioeducativa pois observa o valor que se dar para esse pilar, sustentação, que se tem na vida, que é a família.”
O pai que fez aniversário um dia antes da comemoração em homenagem ao Dia dos Pais, comenta da emoção de estar com o filho. “Eu estou bastante emocionado porque é um raro momento, espero que meu filho possa tirar um bom proveito desse momento do cumprimento da medida socioeducativa e que ele saia um cidadão melhor”, diz.
Esperança de passar o próximo dia dos pais com a filha e com a família é o desejo do socioeducando de 17 anos, que cantou em homenagem ao pais. “Ter a oportunidade de cantar para os familiares presentes foi muito bom. Eu sou pai, é uma experiência nova e nosso próximo dia dos pais tenho fé que passarei com a minha filha e família”, declara.
As homenagens no Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT), contou com um café da manhã e participação dos membros da Pastoral Familiar com o tema “A importância da presença paterna e vínculos familiares existentes”.
“A composição familiar de alguns adolescentes conta com mães, tios, avós e avôs na condição de pai. Na palestra destacaram acima de tudo, o respeito e o amor como fundamentais componentes dessa família”, destaca a vice-diretora do CSRT, Socorro Pires.
O Ciclo de Celebrar realizado no Centro Socioeducativo de Internação São José de Ribamar (CSISJR), foi um momento de declaração de amor e até reconciliação entre pais e filhos. “O amor pelos filhos alimenta a esperança de mudança de atitude e recomeço. Houve um pai que há muito não falava com o filho e veio participar conosco de surpresa. Esses pais demonstraram que sempre estarão ao lado dos filhos mostrando com os exemplos que é possível mudar de vida e ter uma nova postura”, explica a vice-diretora, Cristiane Ribeiro.
No Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, foi realizado um momento muito alegre, com aula de alongamentos e zumba, conduzida pelo professor Tony. Ainda na programação mensagens dos adolescentes para os pais, sorteios e encerramento com lanches.
A coordenadora de programas socioeducativos, Nelma Silva, falou que a data nos remete a pensar na nossa sociedade, a paternidade responsável e que o significado de pai e genitor são diferentes.
“Muitos dos nossos adolescentes tem um genitor, mas não tem pai. O pai tem a finalidade de exercer o cuidado, de acompanhar o crescimento, o desenvolvimento. Os pais também são responsáveis para que as crianças possam adquirir seus valores, responsabilidades, respeito, convivência e tem um papel muito importante. Atualmente falamos de responsáveis, que adota uma criança ou adolescente socialmente e exerce esse papel. Quero parabenizar ainda, as pães, que são as mães que exercem ao mesmo tempo, a função do pai”, pontua Nelma Silva.
A “pãe” Sebastiana Sardinha ressaltou a felicidade de estar com o filho e participar de um momento tão divertido que foi a aula de zumba. “Foi muito emocionante, eu gosto muito de dançar e saio daqui muito feliz.”
O avô de um adolescente dançou diversos ritmos e se destacou na atividade pela sua interação e alegria. Ao final, deixou uma mensagem a todos os adolescentes. “Vocês tem a oportunidade de fazerem uma reflexão dos seus erros e quando voltarem ao Centro, seja como profissionais, ou ajudando alguém”, enfatiza.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI