Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Maranhão agora podem contar com educação profissional oferecida pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), através de uma ação intersetorial, em conjunto com a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Na tarde desta segunda-feira (1º), as jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Juventude Florescer foram certificadas na modalidade oficina profissionalizante de artesanato em trabalhos manuais (decoração em sandálias), com carga horária de 40 horas.
Representando o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social, André Bello, destacou a importância da ação. “Hoje é um dia feliz para todos, pois é a conclusão de uma jornada. Parabenizo as jovens que participaram desse lindo projeto. É uma nova oportunidade, e espero que esse caminho da educação possa auxiliar vocês na construção de uma nova vida”, destacou.
Segundo a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, a conclusão de uma formação é um momento de muita alegria. “Todos os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas do país estão privados de liberdade, mas não deve ser negado a eles o direito a alimentação, saúde, escolarização e profissionalização, esses são direitos fundamentais. Essa iniciativa vai contribuir para que cada adolescente possa construir o seu projeto de vida, e sejam capazes de se reinserir na sociedade”, frisou.
A diretora do Centro de Juventude Florescer, Miriam Machado, relatou que o curso tem grande significado para as adolescentes contempladas. “Essas formações oferecidas pelo Iema são fundamentais para a qualificação das adolescentes. Percebemos que estiveram todas empolgadas com o curso, pegaram rápido a técnica e produziram bastante”, relatou.
Para a professora do curso de artesanato em trabalhos manuais (decoração em sandálias), Silmara Carvalho, o aprendizado das adolescentes superou as expectativas. “Foi muito especial ver o crescimento e aprendizado dentro do curso, estavam todas interessadas e dedicadas. O artesanato abre um leque de possibilidades para várias descobertas, futuramente elas terão conhecimento para gerar sua própria renda”, contou.
A adolescente, que cumpre medidas socioeducativas no Centro de Juventude Florescer, ressaltou que o curso será sua primeira fonte de renda quando voltar para o convívio social. “O curso foi muito importante para todas nós, eu fiquei muito feliz com tudo que aprendi, e pretendo continuar fazendo as sandálias”, ressaltou.
Os cursos realizados nas unidades socioeducativas dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, além de Timon e Imperatriz, iniciaram no mês de setembro, simultaneamente, e já estão dando novas perspectivas de futuro profissional para 180 adolescentes que participam das formações, neste primeiro ciclo da ação. Neste primeiro ciclo, as unidades receberam os cursos profissionalizantes de Horticultura, Noções de Eletrônica Básica, Artesanato em Trabalhos Manuais – Decoração em Sandálias, Artesanato em Materiais Recicláveis, Barbeiro, Jardinagem e Eco Design.
Texto: Cíntia Lima
Fotos: Érica Gomes

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI