14/04/2022 3:52 pm

Inaugurada Alfaiataria Escola nos 29 anos da Funac

Para comemorar os 29 anos da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), foi inaugurada na quarta-feira (13), a Oficina Escola de Alfaiataria: Na Medida Certa, localizada no Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida (CSISNV).

A implantação da Oficina Escola de Alfaiataria tem como objetivo qualificar os socioeducandos e aumentar a possibilidade de inserção no mercado de trabalho após extinção da medida.

Representando o governador do Estado, Carlos Brandão, a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Aquino ressaltou que a alfaiataria será mais uma possibidade de capacitação profissional oferecida pela Fundação. “Estarmos aqui hoje fazendo a inauguração da abertura desse espaço da Alfaiataria é sobretudo a possibilidade que a Funac tem de oferecer acesso a política de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho que por muitas vezes não teríamos em outros espaços. Que os adolescentes consigam aproveitar os cursos profissionalizantes e manter os sonhos acesos. Pensar que os momentos de desafios que vão dar forças para ir para alfaitaria, escolarização e ajudar na construção de um novo Projeto de Vida, que os adolescentes valorizem o esforço de cada servidor, servidora que compõe o sistema socioeducativo.Quero parabenizar todos os socioeducandos, toda equipe. Nós da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos estamos à disposição para que a gente continue sonhando juntos”, afirma.

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Sorimar Sabóia, destaca que a instituição tem investido para que os centros socioeducativos desenvolvam projetos que proporcionem que os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação tenham um espaço privilegiado de qualificação que propicie o surgimento de uma vocação profissional. “Estamos muito felizes com a inauguração desse projeto voltado à capacitação profissional dos socieducandos da Funac. Sabemos da importância de ofertar essas oportunidades aos socieducandos e temos investido nessa pespectiva, a exemplo do que já é feito no Centro Socioeducativo de São José de Ribamar com a implantação da Padaria Escola, dentre outros projetos”, ressalta.

O defensor Público, Murilo Guazelli prestigiou a inauguração e parabenizou mais essa conquista para a socioeducação. “Quero parabenizar a Funac, pelos 29 anos e fico muito feliz em participar de mais uma conquista da Funac, tenho certeza que a alfaitaria irá ajudar os adolescentes a terem uma oportunidade no mercado de trabalho com a profissão que aprenderem.Que eles possam aproveitar a oportunidade”, comenta.

A diretora do Centro Socioeducativo Flávia Andrade, destaca que a profissionalização é trabalhada de forma internsa com os socioeducandos. “Quero agradecer a Fundação por proporcionar mais uma oportunidade aos adolescentes na área profissional. Quero agradecer também a toda equipe do Centro Socioeducativo que tem se envolvido no processo educacional da socioeducação”, declara.

Para Roque Kasmirshi, do Instituto Pobres Servos da Divina Providência, a missão que os profissionais do sistema socioeducativo tem é de mudar vidas. “Aqui os adolescentes podem construir um nova história por meio da capacitação”, diz.

Oficina Escola de Alfaiataria
As oficinas escola atenderão os socioeducandos privados de liberdade no Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida que aprenderão as técnicas para corte e costura e produzirão o próprio fardamento e também dos funcionários, além de peças de cama e banho para uso interno.

As ações de aprendizagem serão planejadas, desenvolvidas e avaliadas com o propósito de instigar os socioeducandos a desenvolverem a gestão, o planejamento, o raciocínio lógico e a autonomia no processo de aprendizagem, aliando sempre teoria e prática. A profissionalização é um dos eixos do Plano Individual de Atendimento – PIA do socioeducando que ajudará na construção do seu novo projeto de vida.

Abertura da Premiação do Selo Práticas Restaurativas


Durante a solenidade foi realizada a abertura da premiação do Selo “Práticas Restaurativas” como incentivo à realização da metodologia de Práticas Restaurativas nos Centros Socioeducativos sob a gestão da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). A premiação anual será concedida para os Centros que cumprirem 70% dos critérios fixados no artigo 4º da PORTARIA Nº 173/2022 – GP/FUNAC, disponível no site da Funac.Também foi apresentada a comissão composta por Alexandrina Abreu, Rita Oliveira, Eunice Fernandes, Rosilda Brito e Tereza Neumman.

“Este é um momento importante para todos nós. Em dezembro lançamos o Selo de Práticas Restaurativas e hoje lançamos a abertura dessa premiação. É um esforço que a Funac faz para que seja uma prática cotidiana o uso dessa metologia nos procedimentos socioepedagógicos, em toda a rotina sociopedagógica e nos processos de gestão. É algo que já traz resultados no dia-a-dia, a unidade que conseguir atender todos os critérios da portaria vai receber o selo e esse selo é um símbolo representando um reconhecimento que aquela Unidade faz uso dessa ferramenta, que já é uma realidade nos Centros Socioeducativos. Que todas as unidades consigam ter até o final do ano conquistar o selo de práticas restaurativas”, afirma Sorimar, presidente da Funac.

Participaram do evento diretores, chefes de setores, profissionais dos Centros Socioeducativos, a secretaria adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lissandra Leite; o defensor Público, Murilo Guazelli; Roque Kasmirshi, do Instituto Pobres Servos da Divina Providência e Patríciade Melo, da Sedihpop.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI