28/05/2019 7:28 pm

Mês das Mães foi celebrado com vasta programação nas unidades da Funac

5As mamães foram as homenageadas nas unidades socioeducativas e na sede administrativa da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). Em iniciativas realizadas durante todo o mês de maio, as mães participaram de apresentações culturais, atividades recreativas e serviços de beleza como parte das programações. Além de destacar a importância delas, as celebrações tiveram o intuito de fortalecer os vínculos, garantir o direito da convivência familiar e comunitária e, ainda, de potencializar o protagonismo dos adolescentes.

Para dona Maria*, que mora em Vargem Grande, participar desse momento foi especial. Com o auxílio da Funac, que viabilizou as passagens de ônibus, ela conseguiu comemorar a data com o filho, que cumpre medida socioeducativa no Centro Socioeducativo do São Cristóvão. A unidade preparou uma programação com sessão de beleza, desfile, música ao vivo e um buffet especial.

“Fiquei muito grata em participar deste momento com meu filho, agradeço o empenho da Funac em conseguir a passagem de ônibus. A festa estava linda e eu pude me cuidar um pouco, ajeitar o cabelo e a sobrancelha, além de ter meu filho por perto”, destacou.

3Comemorar as boas conquistas dos filhos também é algo valioso para elas. Na unidade de semiliberdade de Imperatriz, o dia das mães foi celebrado com a certificação dos adolescentes no Curso Profissionalizante de Barbearia, realizado pela ação intersetorial da Funac com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

As mães fizeram questão de entregar os certificados, como reconhecimento do bom desempenho no curso. “Fico feliz que meu filho esteja indo para o caminho certo”, disse uma delas.

“A família permanece responsável pelo adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e deve participar e acompanhá-lo durante esse período. O compromisso da Funac para assegurar a convivência familiar é diário, na qual todas as equipes se empenham em materializar isso durante o processo socioeducativo, a exemplo do investimento nas passagens de ônibus, para que as famílias do interior possam visitar seus filhos”, explicou Sorimar Sabóia, presidente da Funac.

Para Sorimar Sabóia, a expressiva participação das mães é um resultado desse empenho. “Quanto mais próximas dos seus filhos, melhor o acompanhamento da família e a evolução dos socioeducandos”, completou.

Teve espaço também para reconstruir o vínculo de mãe e filho. No Centro de Juventude Canaã, os adolescentes escolheram a palavra ‘perdão’ como ponto chave da celebração e dramatizaram uma peça sobre o tema. “Eu precisava pedir desculpas para a minhã mãe, por tudo o que eu fiz, que me trouxe até aqui”, afirmou um dos socioeducandos ao final da apresentação.

“Na perspectiva da socioeducação, garantir a convivência familiar dos adolescentes é necessário para fortalecer seus vínculos familiares, principalmente pela via da afetividade. Isso favorece o desenvolvimento e crescimento dos adolescentes, ressignificando a vivência em sociedade, a interação com todos por meio de relações saudáveis”, pontuou a coordenadora dos Programas Socioeducativos, Nelma Pereira.

Para as mamães da sede administrativa, a comemoração foi com muita dança. Elas participaram de um aulão de ritmos, com foco na atividade física, sob a orientação da professora de dança Girlene de Sá. A atividade foi aprovada pelas participantes. “Eu gosto de dançar e achei maravilhoso a experiência de você tirar um momento do seu horário de trabalho para relaxar, interagir com as colegas. Isso desopila a mente, melhora a nossa produtividade. Aprovei essa homenagem”, disse a mamãe servidora Leidiane Irineu.

Nas demais unidades da Região Metropolitana de São Luís, como em Imperatriz e Timon, teve sorteio de brindes, depoimentos, recital de poesias, dinâmicas e uma infinidade de ações pensadas pelos próprios adolescentes, que inclusive fizeram a condução das programações. As unidades também contaram com o apoio de toda a comunidade socioeducativa, professores, voluntários e das instituições que realizam assistência religiosa.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI