A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania – Sedihc – com a missão de articular políticas públicas voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos humanos e com o intuito de celebrar a data na qual foi adotada a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Organização das Nações Unidas (ONU), realiza a “Mostra de Direitos Humanos e Cidadania” na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.
O evento desta segunda-feira (10) reforça a atuação da sedihc na implantação e efetivação das políticas de enfrentamento às violações dos direitos humanos no estado e destaca os trabalhos até aqui desenvolvidos pela atual gestão. “Nós desempenhamos nosso papel voltado às populações em situação de vulnerabilidade trabalhando sempre com afinco no sentido de resguardar e garantir os direitos das pessoas mais vulneráveis no nosso estado”, ressaltou Luíza Oliveira, secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania da Sedihc.
Luíza Oliveira ainda citou alguns projetos de relevância em execução no estado, como a descentralização do Procon que inaugura unidades em todo o estado; a implantação das Unidades Interligadas de Nascimento; a Central de Interpretação de Libras (Cil); o Projeto Marcenaria Escola” executado pela Funac entre outros. “Nós precisamos avançar muito ainda, mas os trabalhos até aqui alcançados são de referência na política de direitos humanos no Estado do Maranhão”, enfocou.
A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) órgão vinculado à Sedihc levou para a mostra os trabalhos desenvolvidos pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na instituição. São móveis, quadros e artesanatos trabalhados com arte e criatividade no Projeto Marcenaria Escola que visa à promoção e a qualificação desses jovens no mercado de trabalho e na sociedade. Teve também a exposição “Um novo Olhar do Sistema Socioeducativo” que retrata as construções das unidades da instituição. O evento também contou com a exposição Coletiva Olhos de Rua. O acervo contempla 31 fotografias que retrata a realidade dos moradores em situação de rua em São Luís.
Na oportunidade foi lançada a publicação “Tecendo Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente” pertencente ao Programa de Ações Intergradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (PAIR). Atuando, nesta etapa, em 30 municípios o programa visa articular e fortalecer a rede de garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente no Estado.
Para compor a mesa se fizeram presentes a Secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania – Sedihc – Luíza Oliveira e a representante da Defensoria Geral do Estado, Clarice Viana Binda.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI