30/11/2019 7:51 pm

Natal com Leitura será realizado nos Centros Socioeducativos da Funac

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizará em parceria com o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da disciplina leitores e formação de leitores, ministrada pela professora Leoneide Brito, o projeto Natal com Leitura. Os alunos integram o Programa de Extensão Territorial (PET), da UFMA.

As atividades ocorrerão de 18 a 20 de dezembro deste ano, nos Centros Socioeducativos de Internação do Vinhais e São José de Ribamar e, também, no Centro Socioeducativo Florescer, que atende adolescentes do sexo feminino.

Serão realizadas juntos aos socioeducandos  quatro oficinas: Ler Brincando – Leitura voltada para a produção de texto; Brincriando – Integra a leitura a jogos culturais; Brincarte – Confecções de brinquedos e a oficina Dramacriando – Trabalha com dramatização.

O projeto que é uma ação de extensão, já é realizado pelo curso de Biblioteconomia há 10 anos, mas esta é a primeira vez que será voltado para adolescentes em cumprimentos de medidas socioeducativas da Funac .A proposta é que em 2020 seja criado o Clube da Leitura nos Centros Socioeducativos.

A Funac realizou no último mês um treinamento para os monitores que irão conduzir as oficinas nos Centros Socioeducativos, para que os alunos possam conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido na Fundação e como funciona a rotina socioeducativa. A atividade  teve a participação da coordenação técnica, pedagogos, socioeducadores e coordenação geral de segurança da Funac.

Para a coordenadora do curso de Biblioteconomia, Aldinar Bottentuit, foi importante a equipe da Funac ter tido a oportunidade de conhecer a disciplina leitores e formações de leitores e as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão. “Que possamos construir o projeto em sintonia com as demandas dos adolescentes da Funac. Acredito que a UFMA por meio do curso de Biblioteconomia pode sim contribuir com a formação de novos leitores e ajudar a mudar a sua realidade. Acreditamos no projeto, que é uma iniciativa do projeto Natal com Leitura, mas faz parte do Projeto Voz e Poesia. Eu vejo com muito entusiasmo todo esse trabalho e só temos a construir uma nova realidade de leitores”, diz.

A aluna Jaciara Miranda, que participará das ações desenvolvidas nos Centros Socioeducativos, comenta que será uma nova experiência no projeto de extensão. “Eu acho muito criativo levarmos as ações do projeto para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, pois é uma perspectiva que não temos no curso e até então nunca haviam sido desenvolvidas atividades com esse público. É preciso desmistificar que biblioteconomia é só biblioteca, escolas. É uma oportunidade de troca de conhecimentos entre todos os envolvidos, alunos de graduação e adolescentes”, destaca Jaciara Miranda.

A professora Leoneide Brito fala com entusiasmo da parceria. “Eu vejo com um olhar otimista e é uma grande parceria que a UFMA por meio do curso de Biblioteconomia vai realizar com a Funac, e eu acredito que vamos desenvolver um trabalho não só para realizar um evento momentâneo, mas sistemático, que visa a formação de leitores, oportunizando a esses adolescentes o acesso à literatura e informação, podendo, assim, realmente ressocializar. Eu vejo a leitura como uma oportunidade de ver o mundo com olhar crítico e otimista”.

Arrecadação de Livros

Um dos objetivos das oficinas, é presentear os adolescentes com livros, para isso, Funac junto com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), UFMA e Ministério Público realizarão uma campanha de arrecadação de livros.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI