
Mais de 70 jovens guardiões da Pastoral da Juventude que atuam nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de mais uma formação do programa, desta vez com o tema “Projeto de Vida”, no sábado (04), na Paróquia Santa Terezinha, bairro Filipinho.
O debate foi conduzido pelo assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Ronald Rabelo, com o objetivo de estimular os jovens guardiões a construírem seus projetos de vida e, depois incentivarem os socioeducandos da Funac a seguir o exemplo e planejarem o seu novo caminho.
Na formação, a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, também falou sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA), documento que trabalha o projeto de vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “No PIA são pactuadas metas e compromissos, a partir de suas necessidades de políticas públicas: saúde, educação, esporte, cultura, profissionalização. O documento auxilia na avaliação da evolução do adolescente dentro da unidade e é construído a partir da escuta do jovem, juntamente com os pais ou responsáveis. Eles têm acesso aos resultados e metas alcançadas e podem traçar seu futuro”, explicou a gestora, acrescentando que o PIA se assemelha ao construído pelos jovens na Pastoral da Juventude, chamado de Projeto de Vida.
O Projeto de Vida é pessoal e inacabado, é feito para planejar, decidir, reavaliar, recordar a vida e construir metas a curto e longo prazo, através de prioridades e sonhos. “É um processo contínuo em nossa caminhada que é feito quando o jovem tem mais clareza da militância dentro de sua vivência e maturidade na fé. Esse projeto, apesar de ser pessoal, é coletivo, pois é preciso pensar no mundo ao redor e construí-lo comunitariamente. Todo jovem deve parar para escrever seu projeto, fazer uma revisão de vida, avaliar sua caminhada, perceber o que Deus quer para nossa vida e tentar seguir este caminho”, destacou Ronald Rabelo durante a formação.
O debate foi destinado aos guardiões das dez paróquias que já aderiram ao projeto e estão participando das atividades. Esta etapa foi o último passo de formação para acompanhamento efetivo dos egressos das medidas socioeducativas em suas comunidades de origem, que é o foco do Jovem Guardião.
Entre os assuntos debatidos, foram também relembradas as etapas já vividas esse ano, sendo elas: Formação sobre Convivência Familiar; Sensibilização dos grupos de base e das Paróquias e Comunidades Guardiãs; Mapeamento de locais e atividades sociais oferecidas nos bairros e Formação de Nivelamento para os novos guardiões.
Jovem Guardião
O Projeto Jovem Guardião iniciou suas atividades em julho de 2016 nas seis unidades de São Luís da Funac, com o foco na reinserção dos socioeducandos na família e em suas comunidades de origem. O Projeto é uma parceria da Pastoral da Juventude com o Governo do Estado, por meio da FUNAC, vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular.
Atualmente, dez paróquias participam das ações do Projeto que são: Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; Nossa Senhora da Boa Viagem – Rio Grande (BR); São José dos Migrantes – Vila Itamar (BR); São João Calábria – Jardim América; Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; São José do Bom Fim – Vila Nova; Santa Terezinha – Filipinho; e Espírito Santo – Alto Timbira.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI