Ainda em agenda de trabalho na cidade de Imperatriz, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia, realizou nesta quarta-feira, 21, uma vistoria nos Centros Socioeducativos do município. A ação faz parte das práticas de gestão da Fundação, visando fazer acompanhamento dos processos de trabalho das Unidades.
A vistoria foi iniciada no Centro Socioeducativo de Internação Semear, onde Sorimar Sabóia, além de vistoriar os alojamentos, conversou com a equipe técnica. Em seguida, Sorimar Sabóia realizou uma reunião com as gestoras Cybelle Cavalcante (diretora da Casa de Semiliberdade Cidadã); Socorro Pires (diretora do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina); e com a Fernanda Ramos (vice-diretora do Centro Socioeducativo de Internação Semear).
Na ação, Sorimar Sabóia estava acompanhada pela diretora técnica Lúcia Diniz (Dirtec/Funac); pelo chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan/Funac), Nikson Daniel Souza; e pela coordenadora Regional de Programas Socioeducativos (CPSE/Funac), Eunice Fernandes.
A reunião foi pautada no panorama da rotina dos Centros Socioeducativos, a saber, infraestrutura; cronograma de reformas; projetos socioeducativos e resultados destas ações junto aos socioeducandos; apresentação de demandas e planejamento de ações direcionadas a essas solicitações; dentre outros tópicos. A iniciativa visa manter o estabelecimento de princípios, regras e critérios para a aplicação de medidas socioeducativas.
Segundo Sorimar Sabóia, esse é um tipo de ação faz parte da rotina da Funac, sendo de fundamental importância, pois é quando se pode avaliar, in loco, a situação de cada um dos Centros Socioeducativos, nos seus aspectos mais diversos. “Isso inclui desde a infraestrutura física, até a parte operacional e, por meio dessa ação, podemos fazer estudos de caso, realizar diagnósticos coletivamente e pensar soluções em conjunto, o que irá garantir que sigamos com os bons resultados no âmbito da Socioeducação”, declarou.
Para Socorro Pires, essa rotina de vistoria permite que sejam pautadas, de forma mais consistente, todas as práticas que fazem parte da rotina socioeducativa. “Há, ainda, uma troca de experiências e, dessa forma, podemos avançar ainda mais em nossos projetos, colaborando, de maneira mais efetiva, com a reconstrução de vida dos socioeducandos”, afirmou a diretora.
Cybelle Cavalcante destacou que essa prática das visitas realizadas pela Gestão da Funac abre oportunidades de diálogo, em que são verificadas formas de potencializar o atendimento na Socioeducação. “Todos os dias temos desafios a serem superados e nossas ações são desenvolvidas nessa perspectiva, para que possamos contribuir para a reinserção social dos adolescentes atendidos”, disse.
Fernanda Ramos reforça o discurso de Cybelle Cavalcante, acrescentando que sempre há possibilidade de melhorias no desenvolvimento dos projetos e, assim, transformar as práticas socioeducativas em instrumentos ainda mais eficientes. “Por isso é tão importante que façamos uma autoavaliação diária e, com essas visitas da Gestão, esse processo se torna ainda mais eficiente, pois são identificados aspectos em que podemos melhorar ainda mais”, afirmou.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI