A gestão da Fundação da Criança e do Adolescente realizou a primeira assembleia com os servidores da sede administrativa para tratar de temas importantes, referentes às demandas dos setores e pautar as iniciativas a serem adotadas pelos serviços para sustentabilidade da Funac. Na ocasião, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, foi realizada uma palestra de forma lúdica sobre o descarte ambientalmente adequado de resíduos e a importância de preservação do meio ambiente.
Para falar sobre a temática, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza conversou com os servidores e deu dicas importantes de como preservar o meio ambiente com pequenas atitudes. Os servidores foram informados, ainda, sobre coleta seletiva, reciclagem, uso dos Ecopontos, dicas de práticas sustentáveis para o dia a dia e de como fazer o manejo correto dos resíduos domésticos, evitando o descarte irregular e fortalecendo as políticas de reciclagem na cidade.
Dando continuidade à programação, a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, instituiu a comissão de educação ambiental, que ficará responsável pela elaboração e execução de um plano de ação na Fundação.
“O diálogo e escuta dos servidores é o melhor caminho para o crescimento e desenvolvimento de boas práticas. De forma a incentivar a consciência ambiental, foram entregues garrafas para evitar o consumo e desperdício de copos descartáveis. Podemos ter pequenas atitudes que, somando a um coletivo, fazem muita diferença, a exemplo da seleção e coleta de resíduos sólidos, desperdícios, consumo de descartáveis. Essas são questões que, além de reduzir os gastos, contribuem para nossa casa comum, que é o planeta”, afirma Sorimar.
“A assembleia é o momento oportuno para discutirmos e repassarmos aos servidores quais as ações implementadas pelo órgão, normas e procedimentos. Da mesma forma que oportuniza que cada servidor contribua com sua opinião para as melhorias”, complementa a presidente da Funac.
A assembleia já surte efeito em muitos setores, como é o caso da Divisão de Execução Orçamentária (DEO), onde eliminaram o uso de copos descartáveis de água e de café. “Estamos dando a nossa contribuição. A criação da comissão de educação ambiental foi uma atitude muito boa e espero que todos os servidores contribuam na preservação do meio ambiente”, comenta a servidora Raquel Abenantes.
De acordo com o servidor Adhemar de Araújo, a primeira assembleia foi muito produtiva e a distribuição das garrafas representa um primeiro passo para a conscientização dos servidores e diminuição de gastos com materiais descartáveis. “A partir do momento que a comissão colocar em prática o plano de ação, vai ser muito bom para todos da instituição. Temos que cuidar hoje para termos uma noção melhor de como será o mundo de amanhã e as próximas gerações não passem por determinadas situações que estamos passando no Brasil, pela falta de respeito com o meio ambiente”, declara.
“De extrema relevância tratar na assembleia uma medida para a redução de utilização de resíduos sólidos, como copos descartáveis que não podem ser reaproveitados. A criação da comissão de educação ambiental é necessária para colocar em prática a reciclagem dentro da Fundação. O Cidadão Limpeza trouxe humor e informação e tirou dúvidas dos presentes”, destaca o servidor, Yago Marinho.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI