26/11/2025 5:52 pm

Presidente Sorimar Sabóia participa de webinário da Semana da Justiça Restaurativa

“Justiça Restaurativa nas Instituições: diálogo, cuidado e corresponsabilidade”. Este é o tema da IV Semana Estadual da Justiça Restaurativa, promovida pela Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que conta com participação de gestores e especialistas, dente os quais Sorimar Sabóia, presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac).

O evento, que segue até essa sexta-feira, 28, destaca o papel das instituições na promoção do diálogo, cuidado e corresponsabilidade. A programação está sendo realizada no Auditório Madalena Serejo (Fórum Desembargador Sarney Costa – Calhau), e conta com transmissão ao vivo pelo canal do TJMA no YouTube.

Além dos painéis presenciais, a IV Semana Estadual da Justiça Restaurativa envolve ações descentralizadas em comarcas que possuem espaços restaurativos, bem como o webinário “Experiências que Transformam: Práticas Restaurativas nas Instituições”, que contou com a participação de Sorimar Sabóia, em debate mediado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de São Luís, José dos Santos Costa.

Na ocasião, a presidente da Funac abordou a importância e credibilidade das práticas restaurativas que utilizamos desde 2009; os desafios no contexto da Socioeducação e o compromisso de modificar a visão sobre o atendimento socioeducativo do Maranhão; a melhoria das relações interpessoais pautadas no respeito, na honestidade e no diálogo; e a criação do Selo de Práticas Restaurativas, dado em reconhecimento aos Centros Socioeducativos que cumprem os critérios de Práticas Restaurativas; dentre outras questões relacionadas à temática do evento.

Segundo Sorimar Sabóia, a Justiça Restaurativa tem se mostrado uma metodologia potente para transformar relações, reduzir conflitos e promover ambientes mais humanizados dentro dos Centros Socioeducativos. “Ao integrar esse espaço de diálogo e formação, promovido pelo TJ, a Funac apresenta resultados obtidos pela adoção da metodologia em nossos Centros Socioeducativos, ao mesmo tempo em que debate suas ferramentas para garantir atendimentos cada vez mais qualificados e coerentes com a garantia de direitos”, afirmou a presidente.

Exposições e Debates
Além da programação virtual, a programação da IV Semana Estadual da Justiça Restaurativa, promovida pela Tribunal de Justiça do Maranhão, incluiu quatro palestras que abordaram o papel das instituições na prevenção de conflitos, promoção de ambientes saudáveis e enfrentamento de assédios.

Outra atividade realizada foram os Círculos de Construção de Paz nas unidades administrativas e judiciais do TJMA, além de práticas restaurativas em comarcas e instituições parceiras. O tema das atividades será “Cuidando das relações: escuta, confiança e pertencimento nas instituições”.

O encerramento (sexta-feira, 28/11) acontece no Auditório Madalena Serejo, às 8h, com a palestra “Círculos que transformam: a geometria da paz nas escolas”, ministrada pela juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha, do Tribunal de Justiça da Bahia.

O momento contará, ainda, com o Pitch Restaurativo, uma apresentação criativa e colaborativa de projetos desenvolvidos ao longo do ano, como “Plantando Valores na Escola”, “Educando para a Paz”, “Restaurando Vidas” e “Nova Primavera”, além de iniciativas promovidas por escolas, pelo Centro Integrado de Justiça Juvenil (CIJJUV), pelo Núcleo de Práticas Restaurativas de São José de Ribamar e demais parceiros.

Durante o encerrando será realizada a 3ª edição da homenagem “Nejur Teçá”, que reconhece facilitadores e facilitadoras, instituições e lideranças que contribuíram para a disseminação da Justiça Restaurativa no Maranhão.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI