Em Timon, o projeto Capitães de Areia fortalece o projeto de vida de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e de semiliberdade. Na sexta-feira (13), foi realizado o encerramento da primeira etapa do projeto, que reuniu todos os participantes para celebrar os resultados alcançados.
A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Sorimar Sabóia afirmou, durante a solenidade, da importância do projeto para a garantia de direitos para adolescentes envolvidos com a prática do ato infracional.
“Celebramos um momento de evolução no município de Timon. Avançamos tanto que, hoje, além de ter uma Casa de Semiliberdade, temos um projeto intersetorial específico para essa medida e que acredita no potencial destes adolescentes. Esta ação é um exemplo de reconhecimento dos direitos humanos e temos frisado isso para que outros municípios se espelhem e possam desenvolver mais ações nesse sentido”, ressaltou a presidente da Funac.
As ações foram desenvolvidas ao longo dos meses de outubro e novembro. Os adolescentes participaram de diversas atividades, realizadas por policiais voluntários, nos eixos de comunicação, esporte, cultura e lazer, profissionalização, dentre outros, em ação complementar à medida socioeducativa.
Pela Funac, dois adolescentes foram inclusos no projeto, selecionados a partir do Plano Individual de Atendimento (PIA) e pelo seu compromisso com a medida socioeducativa. Eles participaram das ações em conjunto com outros adolescentes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município.
“Sou grato pela oportunidade de participar do Capitães. Eu mudei muito, antes eu mal olhava nos olhos da minha mãe, hoje sou outra pessoa; aprendi muito nas atividades, agradeço aos instrutores que muito me ensinaram. Inclusive até participei de um evento de capoeira, porque as pessoas acreditaram no meu potencial”, contou um dos adolescentes, que cumpriu medida na Funac e encerrou seu processo.
“Só tenho a agradecer pela dedicação da equipe da Funac, do Capitães de Areia e do professor de Capoeira, Júnior, com o meu filho. Agora, é daqui para frente, tocar a vida pelo caminho certo e seguir com os planos futuros”, disse a mãe do adolescente.
Ação intersetorial
Mãe de adolescente ficou feliz que o
filho está mudando de vida e planeja
um futuro melhor (Foto: Jardel Lindoso)
O projeto Capitães de Areia é uma iniciativa e articulação da Vara da Infância e Juventude e o 11º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (PMMA) de Timon, em parceria com o Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon da Funac e Creas do município, entre outros parceiros.
Para o titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon, Simeão Pereira, a articulação dos diversos atores gerou os bons resultados. “A motivação é a esperança de que, através das ações empreendidas e com o trabalho dos policiais, conseguimos transmitir essa mensagem de mudança aos adolescentes para que eles sejam efetivamente proativos em seu projeto de vida, acolhidos e acreditados na sociedade”, afirmou.
“O Capitães da Areia é um exemplo de que nós podemos mudar o mundo, atuando juntos, e fazer parte dessa transformação é o que nos dá energia e nos fortalece em nossa missão. Espero que possamos levar este projeto a outras cidades do Maranhão, como Imperatriz e São Luís, levando prestação de serviços à sociedade”, ressaltou o comandante Geral da PMMA, Ismael Fonsêca.
“Além do desenvolvimento dos adolescentes ao longo do Projeto, um dos principais resultados é a construção de uma nova cultura relacional entre juventude e a polícia militar, que passa a ser de parceria e caminhada em conjunto”, observou a comissária da Infância e Juventude e uma das coordenadoras do Capitães de Areia, Juliana Sales.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI