8/10/2018 3:38 pm

Projeto Jovem Guardião completa dois anos de atividades

O Projeto Jovem Guardião completou dois anos de atividades no dia 23 de julho,  comemorando com a realização de missa de ação de graças e confraternização, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Anil. O evento reuniu os jovens, a equipe do projeto, parceiros e familiares dos adolescentes.

Promover o acompanhamento aos egressos do sistema socioeducativo nas suas famílias e comunidades de origem é a proposta do projeto Jovem Guardião, voltado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. O Jovem Guardião é realizado em parceria da Funac, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e a Pastoral da Juventude, da Arquidiocese de São Luís.

“Foi um momento de agradecimento pela existência do projeto e de reflexão sobre os resultados que o projeto tem promovido na vida dos guardiões e dos nossos adolescentes”, pontuou a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Correia Cardoso. A gestora reforçou que as ações do projeto possibilitam “que estes jovens tenham experiências positivas de juventude e se sintam estimulados a superar as dificuldades e mudar suas realidades”.

Para Carlos Eduardo Santos, da coordenação do projeto pela Pastoral da Juventude, o momento foi de celebração. “Foram dois anos de um trabalho muito gratificante, de realizações, de reconstruções de vida a partir do Projeto. Crescemos, nos reinventamos e estamos em um momento de acolhimento de novas paróquias, novos guardiões, para aprimorar o nosso acompanhamento”, pontuou.

Recentemente, o projeto foi apresentado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Cidade de Aparecida (SP), para compartilhar o projeto e a metodologia com as referências religiosas do pais, de modo que possa ser futuramente replicado em outros estados.

No projeto, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa participam de atividades lúdicas diversas, além de momentos de reflexão sobre a sua trajetória de vida para a construção de um novo começo. As ações são sempre aos sábados, em cinco unidades socioeducativas de internação da região metropolitana de São Luís.

Hoje, mais de 120 jovens guardiões participam do projeto que é acolhido pelas paróquias de bairros de periferia como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Jardim América, Anjo da Guarda, Alto do Timbira, Caratatiua entre outras áreas de grande vulnerabilidade social e que mesmo com suas dificuldades aceitaram os desafios.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI