Projeto Jovem Guardião leva nova experiência de vida aos adolescentes da Funac
Proporcionar uma nova experiência de vida aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa é um dos objetivos do Projeto Jovem Guardião, uma parceria da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e da Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de São Luís. Com atividades lúdicas de teatro, música e dança, os socioeducandos tem momentos de reflexão sobre a sua trajetória de vida para construir um novo começo.
A reinserção dos socioeducandos na família e sua comunidade de origem são também o foco do Jovem Guardião. “O grande diferencial dessa ação, junto às atividades da Funac, é preparar esses jovens para voltar à convivência da sua família e sociedade e, para isso, precisamos que eles tenham vínculos fortalecidos e uma referência de para onde seguir ao sair desse processo”, explica a diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz.
Projeto Jovem Guardião leva nova experiência de vida aos adolescentes da Funac
Para a coordenadora técnica, Luciane Cunha, do Centro de Juventude Canaã, o Projeto ensina pelo exemplo. “A Pastoral da Juventude cumpre muito bem esse papel, mostrando que todo jovem pode estudar, trabalhar, se divertir, ter uma vida do bem e, com isso, outro modo de vida”, explica a assistente social da unidade provisória, da qual 43 socioeducandos participaram das ações. As unidades do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, em Paço do Lumiar, Alto da Esperança e Eldorado, em São Luís, também receberam o projeto Jovem Guardião no final de semana.
Neste processo, todos os envolvidos saem transformados. Mais de 100 jovens da PJ participam da ação e a experiência é muito significativa para eles também. Louredilson Macedo é um exemplo: ele foi egresso do sistema de socioeducação, usuário e drogas e passou pelo sistema prisional. Hoje, ele dá testemunho aos socioeducandos, mostrando que é possível ter uma nova vida. “Participar desse projeto é um incentivo diário ao projeto de vida que escolhi para mim. Ao contar minha história, as experiências ruins que eu passei, mostro aos jovens que eles podem ter um caminho melhor, que eles podem se regenerar e que eles devem valorizem a família deles”, conta.
“Ao final de um dia de ação do Projeto, apesar da timidez no começo, observamos uma expressão mais leve no rosto dos adolescentes, eles se integram melhor uns com os outros, porque incentivamos muito o trabalho em grupo e, principalmente, a reflexão sobre a nova trajetória de vida que eles vão escolher”, relata o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Ribamar Sousa.
O Projeto Jovem Guardião é realizado, atualmente, por meio das Paróquias: Divina Providência – Cidade Operária; Santíssima Trindade – Cidade Olímpica; Nossa Senhora da Boa Viagem – da BR; São José dos Migrantes – BR; São João Calábria – Jardim América; Nossa Senhora de Fátima – Vila Luizão; Nossa Senhora da Penha – Anjo da Guarda; Santa Terezinha – Filipinho; e Espírito Santo – Alto Timbira. Até o final do ano, mais paróquias deverão aderir ao projeto. Além da realização das atividades, a principal responsabilidade dessas igrejas é acolher e acompanhar os jovens egressos do sistema socioeducativo na comunidade.
Neste mês, a ação integrou a programação do Novembro pela Paz, ação do Governo do Estado que visa fortalecer a cultura de paz na sociedade maranhense, em especial, os grupos de maior vulnerabilidade social como os adolescentes da Funac.
Parceria
O Projeto Jovem Guardião surgiu da experiência exitosa da Paróquia Santíssima Trindade, que já havia acompanhado o Centro de Juventude Esperança, na Maiobinha, em 2012, e do jovem Ribamar Sousa, coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luís, como educador social em umas das unidades da Fundação. Ele visualizou a necessidade de um projeto diferenciado para construir um novo projeto de vida aos adolescentes.
“Levei a ideia à Pastoral da Juventude e a Arquidiocese, discutimos a proposta e o projeto foi aceito para nossa alegria. As ações do projeto foram iniciadas em julho, a partir das adesões dos jovens da PJ, seguido pelo processo de formação nas temáticas de medidas socioeducativas e segurança. A nossa próxima etapa é fortalecer a continuidade e a interiorização do projeto para as unidades de Imperatriz e Pinheiro”, disse o jovem.
“Agradecemos muito o apoio da Pastoral da Juventude, por meio do Jovem Guardião, na parceria nesse processo da socioeducação. Foi mais uma ação que veio para somar ao que já realizávamos e, esperamos que os nossos socioeducandos, que passam pelo projeto, possam ressignificar suas vidas”, reforçou a presidente da Funac, Elisângela Cardoso. As ações do Projeto Jovem Guardião são realizadas sempre aos finais de semana nas unidades da Funac, em São Luís.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI