
Mais de 250 pessoas marcaram presença nos debates durante a audiência pública para definir as metas do Orçamento Participativo, nesta quinta-feira (13), na sede da Uemasul, em Imperatriz. São representantes de 13 municípios que integram a Região de Desenvolvimento do Tocantins Maranhense. A população discutiu medidas para promoção de políticas nas áreas produtivas da agricultura, pecuária, pesca, agronegócio, extrativismo vegetal e laticínio. Serão 35 audiências em municípios representativos dos 217 municípios do Estado, até o mês de julho.
O secretário de Estado Extraordinária da Juventude em exercício, André Vitral, que representou o Governo do Estado na audiência, frisou sobre o ambiente de recessão orçamentária difícil e destacou o comprometimento do Governo do Estado com a participação popular. “Esse cenário é fruto do ambiente de crise nacional e a gestão Flávio Dino, na contramão destas dificuldades, prioriza a população, ampliando as plenárias para que haja maior participação popular e de forma mais coletiva definir as prioridades do orçamento”, pontuou.
No conjunto de demandas apontadas na região está o incentivo à coleta e ao aproveitamento integral do babaçu; desenvolvimento da agricultura familiar; conservação do meio ambiente; incentivo ao reflorestamento; construção de escolas nas áreas indígenas e de assentamentos; infraestrutura da malha viária; mais saneamento básico; e criação de aterro sanitário. As audiências têm como foco ouvir as demandas da população sobre a aplicação dos recursos para o quadriênio 2020-2023.
A discussão se faz importante por levar as temáticas das necessidades prioritárias dos municípios à gestão e, assim, construir as políticas pela melhoria da nossa região e de uma condição melhor à nossa população, avaliou o prefeito da cidade de Ribamar Fiquene, Edilomar Miranda.
“O momento é de firme participação e espaço para os produtores maranhenses, proporcionado pelo Governo do Estado. A nossa classe tem de fato a chance de colocar suas demandas e vê-las fora do papel. Éramos uma classe esquecida e nesta gestão somos ouvidos”, frisou a representante da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), Cleiva Sousa.
Integram a regional do Tocantins Maranhense, os municípios de Amarante do Maranhão, Buritirana, Cidelândia, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Ribamar Fiquene, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Vila Nova dos Martírios, Lajeado Novo e Montes Altos.
Desde 2015, primeiro ano da gestão Flávio Dino, são promovidas audiências contemplando todo o Maranhão, a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.
Participaram da audiência o secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantina, Luiz Carlos Porto; o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Deoclides Macedo; e a coordenadora dos programas socioeducativos regionalizados da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Eunice Fernandes.
Fonte: Secap

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI