Equipe da Fundação da Criança e do Adolescente – Funac e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania – Sedihc fizeram visita técnica de dois dias a unidades do Novo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro, vinculada a Secretaria de Estado de Educação – Degase, e ficaram entusiasmados com o que viram. A equipe era integrada pela presidente da Funac em exercício, Anailde Serra; assessora de planejamento e ações estratégicas da instituição, Sorimar Sabóia; o diretor do Centro de Juventude Esperança – unidade de internação masculina – Jorge Antônio de Araújo Junior; diretora técnica da Funac, Magdahyl Teresa Portela; secretário adjunto da Sedihc, Marcelo Amorim e pelo arquiteto Daniel Romão, encarregado de observar em detalhes as plantas das novas unidades construídas pelo Novo Degase.
A impressão causada foi tão boa que a Secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira está sendo esperada em novembro próximo para visitar o Novo Degase, quando será discutida cooperação com o sistema socioeducativo do Maranhão.
Neste encontro, a psicóloga Christiane Zeitoune e a jornalista Priscilla Lamy apresentaram trabalhos sobre Diretrizes do Atendimento Socioeducativo no Estado do Rio, sobre o Projeto Diálogos que relata experiência com os profissionais do sistema e também o projeto TV Novo Degase – Socioeducação e Sociabilidade de Adolescentes em Conflito com a Lei. A apresentação desses trabalhos levantou a curiosidade dos participantes sobre como o Novo Degase opera neste segmento.
O que esta sendo feito pelo estado do Rio na socioeducação tem surpreendido e despertado curiosidade em âmbito nacional. Minas, Rio Grande do Sul, Sergipe e agora o Maranhão vieram constatar os avanços conseguidos. O interesse, no entanto, já ultrapassou fronteiras, como mostra a participação do Novo Degase no IV Encuentro Latinoamericano de Educadores e Tesistas sobre la Educacion em Cárceles, realizado este mês em La Plata, Argentina.
Recebidos pelo diretor geral do Novo Degase, Alexandre Azevedo, os técnicos conheceram no primeiro dia o Centro de Socioeducação Professor Gelso Carvalho do Amaral – Cense GCA – moderna unidade de ingresso no sistema socioeducativo fluminense, construída com arquitetura recomendada pelo Sinase – o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) Ilha do Governador e a Escola João Luiz Alves.
No dia seguinte, a visita que teve por objetivo conhecer rotina, procedimentos das equipes e também arquitetura das novas unidades construídas pelo governo estadual, começou pela Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel). À medida em que conheciam as 13 oficinas o entusiasmo aumentava. As de informática, gastronomia, cabeleireiro, mecânica automotiva, cerâmica negra e marcenaria, entre outras, foram as que mais despertaram a atenção. Coordenadores dessas oficinas deram especial atenção ao detalhamento dos cursos oferecidos, a possibilidade de gerar renda e das parcerias conseguidas para que idéias se concretizem.
O interesse também foi grande quando foram levados ao Centro de Socioeducação Dom Bosco, unidade recentemente inaugurada pelo Degase, destinada a internação provisória exclusiva para jovens do município do Rio. A parada seguinte foi no Educandário Santos Dumont, unidade para internação feminina – que será reinaugurada em breve como Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa. Lá a equipe foi recepcionada com almoço e após conhecerem a unidade, encerraram a visita.
O que mais chamou atenção dos técnicos, segundo Marcelo Amorim, foi constatar o comprometimento institucional político de todos no Degase. Depois, o nível de competência profissional, engajamento e compreensão dos servidores e número de adolescentes acolhidos pelo sistema fluminense. Ele lembrou que esse número é muito maior do que o que é enfrentado pelo por eles. Neste ponto destacou que a quantidade de profissionais também o impressionou, já que é um número relativamente reduzido, para um universo grande de adolescentes, mas que guarda uma relação de controle, de cuidado.
Com poucas unidades para atender a internação, semiliberdade e liberdade assistida, o Maranhão quer evoluir e para isso saiu em busca das melhores experiências. Já visitaram o Paraná e ainda vão observar o que Piauí está fazendo neste segmento. Mas, não tem dúvida de que, a pretendida capacitação dos técnicos e a troca de experiências trará benefícios para o Maranhão. Sairemos ganhando, concluiu.
Texto e Foto: Roberto Tartaglia – Ascom Degase

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI