Estimular a Economia Solidária na Socioeducação foi a proposta da Reunião Técnica realizada entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), na quarta-feira (13), no auditório da Fundação.
A proposta é a criação de um projeto que tenham atividades com foco produtivo e capacitação da equipe técnica para que possam se apropriar dos conceitos de economia solidária e desenvolver as atividades com os adolescentes.
Para a presidente da Funac, Elisângela Cardoso, a implantação de um Projeto Piloto vai dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas Unidades. “As oficinas realizadas tem como propósito trazer opção sustentável de produtos como bolsas, agendas, chaveiros, entre outros materiais que são expostos em diversos eventos”, afirma.
De acordo com a secretária adjunta de Trabalho e Economia Solidária, Nilce Cardoso, a reunião foi de grande relevância. “O conceito de economia solidária tem se apropriado e crescido nas relações produtivas, que é agregar trabalho com foco na renda e com as relações a partir da economia solidária”, diz.
“Que os (as) socioeducandos (as) possam se apropriar dos conceitos de desenvolvimento sustentável, solidariedade, cooperação, autogestão e de relação com a comunidade. Uma parceria nesta perspectiva onde possamos incluir e fazer a interlocução de outros sujeitos com as novas políticas tem grandes possibilidades de conseguirmos desenvolver um piloto no Estado do Maranhão com o público da Funac”, afirma Nilce Cardoso.
A diretora técnica, Lúcia Diniz ressalta o trabalho que é produzido pelos (as) socioeducandos (as). “Temos bastantes experiências de produção nas unidades e é o momento de potencializar essas atividades e até pensarmos uma forma de organização sustentável, de autogestão para organizar uma loja das produções realizadas pelos adolescentes da Funac”, comenta.
A coordenadora técnica do Centro de Juventude Florescer (Unidade feminina), Raimunda Ferraz, parabenizou a Dirtec pela articulação. “Essa discussão foi muito válida e nós do Florescer estamos muitos satisfeitos porque falar da economia solidária está ligado ao projeto que é executado na Unidade, a ‘oficina arte com as mãos’, com a experiência do Projeto Piloto da Economia Solidária, vamos ampliar ainda mais esses produtos e potencializar as atividades que já são realizadas”, finaliza.
Na oficina Arte com as Mãos – As adolescentes produzem diversos materiais sustentáveis que são expostos em diversos eventos como conferências, seminários e shoppings.
Presentes na reunião, a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz; a secretária adjunta do trabalho e economia solidária, Nilce Cardoso; as coordenadoras técnicas das Unidades; equipe da Funac: diretoria técnica, coordenação de programas socioeducativos e Escola de Socioeducação do Maranhão.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI