16/01/2020 2:01 pm

Saúde Mental é discutida com servidores da Funac e Sistema de Justiça

Falar sobre a importância da saúde mental e qualidade de vida dos servidores que atuam no sistema socioeducativo e Sistema de Justiça foi o foco da Roda de Diálogo realizada na quarta-feira (15), pelo médico psiquiatra, Geraldo Melônio. A ação aconteceu no Centro Integrado de Justiça Juvenil (CIJJUV) e foi coordenada pelo Centro Socioeducativo de Atendimento Inicial, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e pela Promotoria, do Ministério Público.

Para o diretor do Centro Socioeducativo de Atendimento Inicial (CSAI), Deilson Louzeiro, a discussão da temática foi de extrema importância. ”Devido à complexidade do atendimento que realizamos, nos possibilita identificar as doenças que acometem a saúde mental e quais encaminhamentos e atendimento especializados procurar. Realizar um evento desse formativo e informativo alerta os servidores para os problemas de saúde mental, que existem e fazem parte do cotidiano do trabalho que realizamos”, diz.

O palestrante, médico psiquiatra, Geraldo Melônio enfatiza que é preciso disseminar a importância da saúde mental. “É necessário implantar ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, com espaços para o diálogo e acolhimento dos profissionais”, destaca.

De acordo com o juiz da 2º vara da Infância e Juventude, José dos Santos Costa, a rotina e sobrecarga de trabalho tem afetado muitos servidores. “Nós temos percebido muitos servidores com depressão, com extrema ansiedade, estressado e é importante cuidar disso para que a gente possa ter uma melhor eficiência no trabalho e no melhor relacionamento entre os próprios servidores. É preciso cuidar tanto da saúde física, como da saúde mental”, comenta.

A psicóloga, Huaína Ribeiro, ressalta que a palestra com o psiquiatra Geraldo Melônio foi muito relevante para todos os profissionais que integram o CIJJUV.  “Dar atenção para a saúde mental é fundamental para os funcionários, pois ampliamos o nosso conhecimento a respeito do estado emocional que acontecesse no dia a dia com pessoas que estão a nossa volta e com as que também atendemos. É importante cuidarmos da nossa saúde mental para nós cuidarmos também de outros aspectos da nossa vida”, enfatiza.

Huaína complementa que a  pessoa que não está com a saúde equilibrada, dificilmente vai poder ter um bom relacionamento e executar seu trabalho com excelência. “No caso do CIJJUV, dificilmente vai ter o que oferecer para as famílias e os adolescentes. Então, é importante estarmos atentos aos sinais e sintomas. Foi excelente a palestra realizada hoje”, afirma.

Tratar sobre o bem-estar dos servidores que passam mais tempo no trabalho do que é em casa, é muito válido para a promotora Fernanda Helena. “Precisamos desenvolver, dentro das instituições, momentos de diálogo, de círculos restaurativos como pontuou o médico para ter um ambiente agradável e termos uma melhor qualidade de vida. Atualmente é muito difícil ter uma pessoa que não sofra depressão ou ansiedade.”, explica.

Participaram cerca de 50 servidores que integram o Centro Socioeducativo de Atendimento Inicial (CSAI), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac); da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) da Secretaria de Segurança Pública; das Promotorias Especializadas do Ministério Público (39ª, 40ª e 43ª); da Defensoria Pública Estadual; da 2° Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça  e do Núcleo de Justiça Restaurativa; da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e  técnicos que atuam no atendimento socioeducativo.

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI