A secretária de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira e a presidente em exercício da Funac, Anaílde Everton, participaram de uma reunião nesta quinta (10), com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves.
Estavam presentes na reunião: o secretário adjunto da Sedihc, Tiago Fernandes; a superintendente de promoção de Direitos Humanos – Sedihc, Guadalupe Barros; a coordenadora de articulação municipal da Funac, Daniele Veras; o superintendente da FIEMA, Albertino Leal e o Superintendente do Serviço Social da Indústria, José Azzolini.
O objetivo da reunião foi firmar parcerias para atender as demandas de cursos profissionalizantes que serão oferecidos aos (as) adolescentes atendidos (as) pela Funac, confome prevê a lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.
A presidente em exercício da Funac, Anailde Everton, apresentou a Fundação e o trabalho desenvolvido, além de citar a experiência exitosa do Novo Departamento de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro– DEGASE/RJ e ressaltou a importância de ser viabilizada uma parceria para a inserção dos socioeducandos em cursos profissionalizantes.
De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, na Funac há um grande patrimônio para realização dos cursos “Estamos trabalhando para a melhor utilização dos insumos disponíveis. Partimos agora em busca de parcerias que possam ajudar na realização de tal projeto, para possibilitarmos a estes jovens a possibilidade reconstrução de seus projetos de vida”.
Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez, é necessário que os adolescentes estejam qualificados para serem inseridos no mercado de trabalho. “O Maranhão está crescendo e as indústrias estão instalando novas fábricas no Estado, é necessário que exista mão de obra qualificada para atender a demanda”, afirma.
Serão oferecidos cursos nas seis unidades de atendimento, em diversas áreas como: padaria escola, reciclagem de papel, mecânica de motocicletas, serralheria, inclusão digital, bombeiro hidráulico, montagem e manutenção de computadores, marcenaria e estofamento. A meta que este ano sejam capacitados mais de 400 socioeducandos.
De acordo com a presidente em exercício, Anaílde Everton, esta parceria dará a oportunidade aos adolescentes, de aprenderem uma profissão. Além de vivenciar na prática o que eles aprenderam em sala de aula.
Outras demandas já ficaram encaminhadas e está marcada para a próxima segunda-feira (14), uma reunião com o superintendente do SESI, José Azzolini, onde participarão técnicos do programa de profissionalização da FUNAC. A visita faz parte da agenda da Sedihc e Funac em busca de parcerias para a realização de cursos profissionalizantes.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI