A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) tem oferecido apoio a saúde mental dos seus servidores por meio do Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS), cujo foco é o apoio social e psicológico para os servidores e seus familiares e tem sido fundamental nesse panorama de pandemia da Covid 19.
O SAS objetiva promover a saúde e a qualidade emocional dos servidores da socioeducação, na perspectiva preventiva, terapêutica e relacional. “Aumentar a autoestima desse servidor, melhorar o relacionamento, ressignificar algumas posturas do seu cotidiano e criar um espaço de reflexão, para que ele possa pensar de uma forma individualizada, por meio de um atendimento psicológico, social e familiar”, explica a terapeuta familiar e assistente social, Irene Rolim.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia ressalta a importância da escuta e apoio desses profissionais que estão passando por alguma situação difícil. “Nos preocupamos com bem-estar físico e emocional dos servidores. Muitos servidores já passaram ou vivenciam cotidianamente situações que afetam a sua saúde mental, sejam as relacionadas ao ambiente e natura do trabalho, neste caso a privação de liberdade, até questões relacionais e familiares, sendo fundamental o suporte e apoio psicológico e social. O SAS dispõe de um telefone específico e profissionais capacitados para esse atendimento ao servidor”, afirma.
O serviço começou formalmente em março deste ano, em virtude da necessidade de dar suporte social e psicológico aos servidores que passaram ou passam por momentos de tensão, medo, conflitos, entre outros fatos que afetam a sua saúde mental. E nesse período de pandemia por COVID 19, muitos profissionais estão utilizando o SAS e procurando auxílio. “Os servidores agradecem ao órgão por ter um apoio da instituição que fazem parte e a Funac entende que um servidor emocionalmente saudável possui maior engajamento e pertencimento institucional. Quando o funcionário tem alguma necessidade relacionada à saúde mental, recebe o encaminhamento necessário. De abril até agora, já foram realizados mais de 40 atendimentos de profissionais que atuam no sistema socioeducativo”, destaca, Irene Rolim.
Para a assistente Social, Rosilda Brito, o SAS representa um serviço relevante para os profissionais da socioeducação que prestam serviço essencial. “A importância desse trabalho é o servidor não se sentir sozinho nesse momento de vulnerabilidade, que é da Covid 19. Saber que a Fundação se preocupa faz toda a diferença e mostra o quanto cada servidor importa”’, declara Rosilda

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI