A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA) e o Instituto Terre des Hommes realizou nesta sexta-feira (18) o encerramento da primeira etapa do curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz para servidores que atuam nas equipes técnicas e de segurança dos centros socioeducativos de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Timon e Imperatriz. A formação aconteceu no período de 14 a 18 deste mês, no auditório da Escola de Governo do Maranhão – EGMA.
A presidente da FUNAC, Sorimar Sabóia Amorim, parabenizou os servidores e enfatizou a importância da formação. “Esse é um momento importante para nós da Funac, pois a realização do Curso de Facilitadores em Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz é um investimento nos nossos profissionais em práticas restaurativas e queremos ver o resultado na ponta, ou seja no atendimento das Unidades”, destacou.
Para Ildejan Ferreira, educador no Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida, a formação teve grande relevância. “A formação veio nortear o trabalho restaurativo dentro das unidades, por isso foi uma grande oportunidade de aprendizado proporcionado pela FUNAC aos profissionais que trabalham com o atendimento socioeducativo”, afirmou.
A diretora técnica, Lúcia Diniz explica que essa primeira fase da formação foi importante para o fortalecimento das práticas restaurativas nas unidades. “Tivemos uma semana intensa de muito trabalho e aprendizado. Essa primeira etapa foi concluída com sucesso e só reforça o compromisso da Funac com o aprimoramento dos servidores no que diz respeito à metodologia das práticas restaurativas”, afirmou.
A facilitadora de círculos de justiça restaurativa e construção de paz, Renata Araújo de Oliveira falou sobre a realização da formação. “ Nessa semana nós percebemos que a formação em práticas restaurativas chega na Funac no momento muito oportuno, pois os profissionais já desenvolvem trabalhos nessa temática. O curso tem esse caráter de novos aprendizados, além de contribuir para fortalecer a atuação dos facilitadores, de forma que eles possam lidar com situações preventivas e também atuar diante de situações em que ocorram os conflitos, “ afirmou.
Formação
O curso possui carga horária de 100h, distribuída em 50h em aulas presenciais e 50h de estágio, ocasião em que serão realizados dez círculos de construção de paz.
Durante a formação teórica, os profissionais foram qualificados acerca dos fundamentos, etapas e objetivos das práticas restaurativas, metodologia que colabora na prevenção e na resolução de conflitos em geral, contribuindo para garantir a melhoria das relações no espaço socioeducativo.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI