O evento teve como objetivo treinar os Pontos Focais do Sistema de Informação para Infância e Adolescência
Os servidores da Fundação da Criança e do Adolescente, Sabrina Ribeiro (Assistente Social) e Marcos Espósito (Divisão de Capacitação) participaram nos dias 28 e 29 de novembro, do “Encontro Nacional de Treinamento do Sipia CT e Sinase WEB para Pontos Focais estaduais de Implantação do sistema”. O evento foi promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e contou com diversos representantes de vários estados brasileiros.
O Encontro teve em sua abertura a fala do Coordenador do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Weslley Rodrigues, que mencionou o objetivo do treinamento em apresentar o sistema e sua forma de funcionamento para os novos pontos focais indicados no segundo semestre de 2013.
Responsáveis pela articulação com os gestores municipais e a rede do Sistema de Garantias de Direitos – SGD, os administradores estaduais avaliam a infraestrutura dos Conselhos Tutelares para que seja implementado o Sipia nos estados.
Participaram do Encontro pontos focais do Amapá, Roraima, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Sergipe e Rondônia.
Sipia
O Sistema de Informação para Infância e Adolescência – Sipia é um instrumento de apoio à gestão em direitos da criança e do adolescente, que facilita a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em âmbito local, regional e nacional. Seu objetivo é fortalecer as ações do Sistema de Garantias de Direitos e qualificar a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos humanos de crianças e adolescentes. O Sistema é dividido em duas áreas de atuação:
– Sipia CT WEB: A base do sistema é o conselho tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre a violação ou o não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente.
– Sipia Sinase WEB: Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas, versão Web nacional, que propõe a criação de um sistema de informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas.
*Fotos e informações da Ascom/Observatório da Infância.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI