Os servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participam do II Encontro Estadual da Rede de Atenção em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas e o IV Encontro de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que teve início, na manhã desta quinta-feira (17), no Hotel Holiday Inn, em São Luís. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem como objetivo capacitar e integrar os diversos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O encontro será encerrado nesta sexta-feira (18).
Mais de 200 profissionais, entre médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares técnicos que trabalham na Atenção Básica, nos CAPS, nos hospitais gerais, na rede de urgência e emergência e nos serviços residenciais terapêuticos dos municípios que têm pontos de atenção especializada da RAPS estão reunidos no evento. “Estamos discutindo como melhorar a rede de saúde mental, implantar novos serviços e, sobretudo, fazendo a integração entre os vários profissionais que compõem a RAPS”, explicou o chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental, Raimundo Teodoro de Carvalho.
No primeiro dia foram realizadas conferências sobre “Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas: O olhar ampliado em saúde mental”, “Porque cuidar em rede?”; “Saúde mental no Maranhão: projetos e desafios”; “A crise e urgência/emergência em saúde mental”; “Saúde mental e direitos humanos”; “Intrasetorialidade em saúde mental” e, ainda, “Experiências exitosas em saúde mental no Maranhão”.
Além dos técnicos da SES/MA, foram convidados palestrantes como os psiquiatras Cristoph Surjus (MS) e Gilvanice Noblat (PE), que falaram sobre a atenção à crise em saúde mental em espaços comunitários.
Ela disse que precisa existir uma troca de saberes entre os grupos de diferentes formações. “As pessoas que trabalham na saúde mental e os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras áreas da rede de serviços de saúde precisam conversar sobre os problemas de saúde mental da comunidade”.
Gilvanice Noblat justificou que esta interação é necessária para que os técnicos do CAPS possam fornecer informações para as equipes do PSF atenderem a população no local onde ela vive ou orientar os casos mais graves para outras áreas. “Esta troca de saberes, ora os profissionais do CAPS subsidiando as equipes do PSF com informações de saúde mental e as equipes do PSF repassando conhecimentos de clínicos, é essencial para que tenhamos uma melhoria no atendimento de saúde mental”, acrescentou
.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI