
A equipe técnica e os educadores sociais da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), que é vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), participaram, na quarta (15) e quinta-feira (16), da oficina de multiplicadores em “Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz”.
“Essa é uma metodologia que trabalha a cultura de paz, favorecendo a garantia de relações amistosas e respeitosas entre servidores e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, para a prevenção e resolução de conflitos de forma positiva”, explicou a assistente social da Funac, Alexandrina Abreu. Ela afirmou que a atual gestão da Fundação tem como foco o paradigma restaurativo em contraposição à coerção, punição ou repressão. “E nisso essa metodologia é fundamental e ampara todo o trabalho”.
Participaram desta etapa do treinamento aproximadamente 100 servidores das unidades do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís, do Centro de Referência de Justiça Restaurativa Alto da Esperança e dos Centros de Juventude Sítio Nova Vida, Florescer, Eldorado e Canaã.
“O processo de formação nas unidades visou sensibilizar os servidores para serem multiplicadores da metodologia. O segundo momento será a adoção desses conceitos e das práticas restaurativas nas rotinas pedagógicas das unidades”, explicou a diretora da unidade Florescer, Miriam Machado.
Durante as capacitações foram trabalhados temas como “Marcos teóricos da justiça restaurativa”, “Processos circulares e tipos de círculos” e “O papel do facilitador”. O coordenador técnico do Alto da esperança, Augusto Gouveia, destacou que a oficina agregou novos conhecimentos às equipes e proporcionou troca de experiência entre os profissionais das unidades. Para ele, a rotina pedagógica será ainda mais aprimorada para construção de novas relações.
As oficinas são resultados da formação com as assistentes sociais e pedagogas da equipe de referência da Funac nessa temática, que foi capacitada, primeiramente, pelo Instituto Terre des Hommes Brasil e Rede Maranhense de Justiça Juvenil, no mês de fevereiro.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI