7/06/2019 5:29 pm

Sobrevivente do Massacre do Carandiru profere palestra para socioeducandos da Funac

Emoção tomou conta do auditório do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Canaã, Unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) em São Luís, na quarta-feira (5), ao receber Sidney Sales, fundador do Centro Terapêutico Educacional Cristão e sobrevivente do Massacre do Carandiru (1992) que proferiu palestra aos socioeducandos, educadores e servidores do órgão.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a palestra foi de grande relevância para os socioeducandos. “Diante de tantas adversidades, ele consegue ser resiliente e contar sua história que serve para os adolescentes saberem que nada está perdido, que a vida é um recomeço que erramos e podemos rever nossos erros, superar os obstáculos e dificuldades”, afirmou.

De acordo com Sorimar Saboia, a palestra ressalta, para os servidores, uma proposta fundamental que está associada a missão institucional da Fundação, que é o respeito aos direitos humanos, a garantia e a integridade física e psicológica dos adolescentes e a crença na possibilidade de mudança. “Devemos acreditar sempre que o adolescente pode se superar e construir uma nova história de vida e isso vai depender também da nossa atuação, de como o tratamos no nosso cotidiano”, ressaltou.

Os adolescentes em cumprimento de medida cautelar participaram da palestra que abordou temas como drogas. Sidney Sales falou de sua trajetória de vida, experiências e superação. Atentos, os adolescentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e uma reflexão sobre o que querem para o seu projeto de vida ao saírem da unidade da Funac.

Sydney Sales falou da experiência de fazer parte dessa atividade em um Centro Socioeducativo. “Foi uma grande satisfação, principalmente, da forma que eles absorveram o que foi repassado. Foi muito proveitoso, até para eles pegarem como experiência de vida; eu pontuei algumas coisas que alguns deles estão passando, ou que irão passar. Ao tentar desistir de alguma circunstância que possa surgir na vida deles, eles irão tentar perseverar, vencer os obstáculos, pois foi muito determinante o que nós apontamos hoje aqui”, pontuou Sales.

Para o superintendente de Combate à Violência Institucional, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Luiz Cintra, foi muito importante a oportunidade que o Governo do Estado possibilitou, tanto para o sistema socioeducativo, como para o sistema penitenciário. “É uma história de superação e que servirá de exemplo para esses meninos que tem uma história de vida parecida e vai contribuir com o processo dos educandos aqui”, afirmou.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI