 Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizaram hoje (18) uma manhã recreativa com distribuição de brinquedos para as crianças da Casa de Apoio do Hospital Aldenora Belo e na Casa de Apoio Sonho de Criança. As ações foram realizadas pela unidade feminina Centro de Juventude Florescer.
Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizaram hoje (18) uma manhã recreativa com distribuição de brinquedos para as crianças da Casa de Apoio do Hospital Aldenora Belo e na Casa de Apoio Sonho de Criança. As ações foram realizadas pela unidade feminina Centro de Juventude Florescer.
Com alegria, as crianças receberam a Palhacinha Jujuba e suas assistentes na brinquedoteca da Casa de Apoio Criança Feliz. Teve música, dança, brincadeiras e a entrega dos brinquedos confeccionados a partir de materiais recicláveis pelas adolescentes da unidade Florescer.
“Nós produzimos o palhacinho e a boneca com muito carinho e amor para que as crianças possam se divertir. Ficaram lindos e tenho certeza de que elas gostaram”, falou a socioeducanda que animou as crianças com a personagem. E gostaram de verdade. Paula Santos*, de quatro anos, agradeceu pelo presente e não largou mais a boneca. “É bonita, é diferente, é colorida. Eu gostei, vai ficar comigo sempre”.
A atividade realizada no hospital compõem as ações do Projeto “Valor à Vida”, executado durante o cumprimento de medida socioeducativa das adolescentes para que as adolescentes possam ressignificar suas vidas. Para isso são trabalhadas temáticas como o câncer, HIV-Aids e suicídio, por meio de rodas de diálogos, oficinas e debates na rotina socioeducativa aliada a realização de ações práticas. Em junho, as adolescentes realizaram a primeira visita as crianças na Casa de Apoio, com atividades lúdicas as socioeducandas realizaram a contação de histórias e distribuição de livros paradidáticos.
“O projeto Valor à Vida é uma ação que agrega aspectos muito importantes para a vida das socioeducandas. Com essas experiências conseguimos fazer com que elas compreendam que toda pessoa precisa se doar um pouco para o próximo, que devemos ser solidários e valorizar as pessoas. O resultado foi essa ação super especial, onde as crianças puderam ter um momento alegre junto às adolescentes, que participaram com muito entusiasmo da atividade”, contou animada a diretora da unidade Florescer, Miriam Machado.
Ações como essa são muito importante para as casas de apoio do Hospital Aldenora Belo. “É o momento que você percebe a alegria, o afeto e o carinho da população com os nossos pacientes”, disse a coordenadora da Casa de Apoio Criança Feliz, Alice Dino, que completou “as crianças brincam à vontade, é uma pausa na rotina hospitalar, um momento feliz para os pacientes e isso contribui positivamente no tratamento deles”.
Além de sensibilizar as adolescentes, a consciência ambiental por meio da reciclagem é mais uma ação efetivada na rotina da unidade por meio da oficina “Arte com as Mãos”, que conta com o apoio de seis artesãs. “Aprendemos a fazer os brinquedos na unidade, com as oficineiras, e tudo com materiais recicláveis, a partir de coisas que temos em casa e evitamos a poluição do meio ambiente. Isso é muito bom”, afirmou uma das adolescentes.
 
         
                    
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI