11/09/2019 4:56 pm

Socioeducandos da Funac participam do Projeto Capitães de Areia, em Timon

Socioeducandos do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), estão fortalecendo a construção do seu novo projeto de vida por meio das ações do Projeto Capitães de Areia.

Agora, além de passar pelo processo sociopedagógico na Funac, eles participam, também, de atividades semanais em diversos eixos como comunicação, reforço escolar, cultura e lazer, esporte e cursos profissionalizantes, ações estas desenvolvidas com o trabalho voluntário de policiais militares, que foram capacitados para atuar no Projeto. Palestras sobre temas relacionados a realidade dos socioeducandos como, por exemplo, drogas, atos infracionais, responsabilidade civil estão no rol de atividades do projeto.

É mais uma oportunidade para o adolescente Carlos* recomeçar a vida. Hoje ele cumpre medida socioeducativa de semiliberdade na Funac e foi selecionado para participar do projeto a partir do Plano Individual de Atendimento (PIA) e pelo seu compromisso com a medida socioeducativa. “Eu ganhei mais uma chance de ter um futuro melhor. Já participei das atividades do eixo de esporte, aprendi sobre os benefícios que essa prática agrega, conheci um pouco mais sobre a comunicação, e gostei de tudo porque são coisas atrativas e diferentes, estou aprendendo novos conhecimentos”, afirma.

De acordo com o diretor do Centro Socioeducativo de Timon, Diogo Sousa, a inclusão no Projeto tem servido de incentivo para os quatro socioeducandos que participam, na medida em que as ações do projeto complementam as atividades sociopedagógicas já realizadas na unidade. A expectativa é que mais socioeducandos possam ingressar também no projeto.

“O reflexo fica evidente no interesse externado por eles quando no início da semana, vindo do convívio familiar, já perguntam quando será a próxima atividade do Projeto. Isso é gratificante e reflete um maior compromisso com a medida de semiliberdade, servindo de fortalecimento para que o adolescente se desenvolva de forma plena neste processo”, destaca o diretor.

Intersetorialidade

O Projeto Capitães de Areia é uma iniciativa articulada entre a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Timon, na pessoa do juiz Simeão Pereira, e o 11º Batalhão de Polícia Militar de Timon, capitaneado pelo tenente-coronel Valtermar Pinto Ribeiro, e anteriormente pelo tenente-coronel Hormann Schnneyder. A ação conta, ainda, com a parceria do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon da Funac e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, entre outros parceiros.

O objetivo é garantir maior efetividade à execução das medidas em meio aberto e de semiliberdade, aplicadas a adolescentes em conflito com a lei. Outra marca importante é a ação intersetorial que fortalece a política de Socioeducação, a partir da integração destes órgãos.

Para Juliana Sales, comissária da Vara da Infância e Juventude e que acompanha a realização do projeto, a intersetorialidade amplia a efetividade da política Socioeducativa. “Dessa forma, os serviços relacionados ao cumprimento das medidas socioeducativas receberão um plus qualificado, na medida em que serão beneficiados com recursos humanos e materiais para execução das mesmas. É a soma de esforços para de fato promover a cidadania dos jovens em conflito com a lei e, de forma corresponsável, Estado, sociedade e família atuam na promoção de direitos da infância e juventude, como estabelece a nossa Constituição Federal”, acrescenta.

“O Capitães de Areia vem contribuindo para fortalecer uma atuação em rede, pois implica em ações conjuntas nas diversas áreas das políticas de educação, esporte, profissionalização e outras”, frisa a coordenadora dos programas socioeducativos regionalizados, Eunice Fernandes. “Além disso, demonstra a preocupação do Sistema de Justiça com a efetividade dos programas de medidas socioeducativas e a sensibilização da Polícia na abordagem ao adolescente autor de ato infracional”, complementa.

Esta semana, as instituições participantes já alinharam a nova programação de atividades para os adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade e liberdade assistida.

*Nome fictício

 

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI