11/02/2020 5:47 pm

Socioeducandos da Funac são certificados no curso de pintor de obras e decoração de sandálias

Socioeducandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) foram certificados, pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), nos cursos de Pintor de Obras e Artesanato de Decoração em Sandálias, na segunda-feira (10). Os cursos foram realizados no Centro Socioeducativo Sítio Nova Vida, no município de Paço do Lumiar, e 14 adolescentes participaram do momento e foram prestigiados pela comunidade socioeducativa e a gestão da Funac.

O intuito foi ofertar a qualificação profissional para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa para que, ao final do processo, eles possam se inserir no mercado de trabalho ou optar pela via do empreendedorismo. As formações compõem as atividades do eixo de profissionalização e são disponibilizadas de acordo com o perfil e as aptidões dos socioeducandos.

“Todo nosso empenho é para fazer com que esses adolescentes tenham oportunidade e ressignifiquem suas vidas. Ficamos imensamente felizes com o momento das certificações e, principalmente, quando os adolescentes se orgulham das suas produções. É o momento em que eles brilham e são capazes de enxergar e demonstrar todo seu potencial”, comemorou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

No curso de artesanato, os adolescentes apresentaram as sandálias confeccionadas. “É muito bom quando temos a oportunidade de aprender algo novo e que vai agregar coisas boas à nossa vida, agradeço também aos professores que tiveram o interesse de repassar os conteúdos e nos incentivaram no curso”, disse um dos socioeducandos.

Na formação sobre pintura predial, eles demonstraram os conhecimentos adquiridos e a pintura realizada nas salas de aulas da área de escolarização, para o início do semestre letivo. A comunidade socioeducativa aprovou a qualidade do trabalho. “Esta ação é mais um incentivo para o bom desenvolvimento dos adolescentes, ao visualizar o resultado do seu aprendizado eles têm a dimensão das suas potencialidades e do quão longe podem ir”, destacou a diretora técnica, Lúcia Diniz.

Para a professora do IEMA, Silmara Carvalho, o aprendizado superou as expectativas e os adolescentes, que tem vocação para as atividades artesanais, demonstraram todo seu potencial. “Foi muito surpreendente ver o crescimento e aprendizado dentro do curso, estavam todos muito interessados e buscando aprender algo novo. O artesanato abre um leque de possibilidades e, depois do curso, eles têm conhecimento e podem gerar sua própria renda, através da venda seus produtos confeccionados”, contou.

“O mercado de trabalho e a área do empreendedorismo são exigentes e, nos cursos, eles aprenderam os conhecimentos técnicos e outros conteúdos relacionados para que possam trabalhar, demonstrar sua capacidade proativa e de aprender continuamente”, frisou o supervisor do IEMA, Graziano Moreira.

Neste ano, a Funac também desenvolverá, nas unidades, oficinas permanentes sobre relacionamento interpessoal, preparação para entrevista de emprego, rotinas administrativas, empreendedorismo e outros assuntos na área da profissionalização, para complementar a formação dos socioeducandos.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI