A equipe técnica da unidade de internação provisória (Anexo, localizado no bairro do Anil), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), encerrou nesta quinta-feira (21), um treinamento para capacitação dos usuários do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) no módulo do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O Sipia Sinase é um sistema nacional de acompanhamento de medidas socioducativas em versão Web. Além de gerar e organizar dados em nível municipal, estadual e nacional o programa permite a criação de uma rede digital com o monitoramento do fluxo de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
Esse Sistema se fundamenta na garantia e defesa dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e será responsável por acompanhar o processo dos jovens autores de atos infracionais desde o primeiro atendimento, passando pela internação provisória, aplicação, execução e acompanhamento das medidas socioeducativas em meio de semiliberdade e internação, subsidiando ainda as instituições que executam essas ações com informações constantemente atualizadas, a exemplo das Varas da Infância e Juventude, Ministério Público e demais órgãos competentes.
Treinamento com técnicos do Centro da Juventude Canaã
O Sipia/Sinase não é um instrumento só de banco de dados, mas de política pública. Para a advogada, Alessandra Dias, “O Sistema vai facilitar bastante, além de diagnosticar a situação dos adolescentes autores de atos infracionais a nível nacional, ele permitirá o monitoramento ao atendimento desses jovens e por estar interligado com outros órgãos da justiça, será um avanço”, ressalta.
No treinamento, para usar o SIPIA, são utilizados casos fictícios, que servem para tirar todas as dúvidas. “O Sistema constitui uma base para a formulação de políticas públicas no setor”, comenta João Leandro, psicólogo do Centro da Juventude Canaã.
Uma ferramenta muito boa para dinamizar o trabalho, o programa é bem prático e vem somar com o trabalho da equipe técnica do sistema socioeducativo, afirma a assistente social, Greycianne Mendes.
Já o psicólogo, Vladmir Gama, acredita que o sistema irá reforçar o trabalho em equipe “O sistema vai sintetizar o máximo de informações que pode ter do adolescente.Uma visão geral da impressão dos outros técnicos”, diz Gama.
Graciela Campelo, responsável pelo Atendimento inicial, fala sobre a implantação do sistema” Vai facilitar muito no atendimento, por ser um sistema interligado, todas as informações processuais dos adolescentes poderão ser encaminhadas pelo próprio sistema para a unidade de atendimento”, afirma.
Alessandro Farias, Diretor do Centro da Juventude Canaã, explica que “o sistema dar todas as informações, que foram coletadas no atendimento inicial, desenvolvendo assim o trabalho da equipe”, conclui.
Após o treinamento, os técnicos se prepararão para a implantação do Sistema.Para os administradores estaduais do sistema, Marcos Espósito e Sabrina Ribeiro, “Esse é o primeiro passo para a implantação de um programa que será posteriormente levado a todas as unidades socioeducativas do Estado”, ressaltam.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI