10/06/2019 6:57 pm

UFMA, FUNAC e Ministério Público fecham parceria para ações a jovens em medidas socioeducativas

DSC02066
DSC02067DSC02069
DSC02073Sintonizadas em dar visibilidade e oportunidades aos talentos artísticos e reinserção na sociedade a adolescentes de 12 a 18 anos que cumprem medidas socioeducativas em meio fechado, a reitora Nair Portela, a promotora da 43ª Promotoria de Justiça Especializada em Execução de Medidas Socioeducativas, Fernanda Ferreira, e a diretora técnica da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Lúcia Diniz, além de mais representantes das duas instituições visitantes e da UFMA, estiveram reunidas para firmar parceria para o projeto Voz e Poesia, uma série de oficinas que serão feitas para estimular a expressividade dos jovens.

Ana Margarida Barbosa, assistente social que trabalha na 43ª Promotoria Especializada, acrescentou que o projeto visa dar mais visibilidade a adolescentes do sistema de justiça juvenil por meio da leitura e da produção textual como ferramenta de libertação da expressão dos jovens. “Precisamos mostrar à sociedade que esses adolescentes são muito mais do que o ato infracionário que cometeram. Eles contam suas histórias, escrevem letras de hip hop, enfim, fazem muitas coisas, e devemos oportunizar que produzam mais e possam publicar esse material”, enfatizou.

A assistente social mencionou que a iniciativa visa formar oficinas de produção textual, cujo material será selecionado pela equipe organizadora e pela UFMA para posterior publicação. Lúcia Diniz completou a explanação do projeto informando que a ideia é envolver seis unidades da região metropolitana de São Luís, em que se incluem centros de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

O projeto também terá apoio dos departamentos de Biblioteconomia e Letras. Lúcia também ressaltou que a vontade dos jovens é maior do que as infrações cometidas: “Os adolescentes não são o ato infracionário que cometeram.

“Eles têm sonhos, precisam de oportunidades para terem a reinserção social. E é muito importante que a Universidade e a sociedade contribuam para o desenvolvimento desses adolescentes, que estão precisando crescer pessoal e socialmente. A gente quer sensibilizar a sociedade quanto a esse acolhimento, para que possamos ajudá-los a vencer na vida”, declarou a diretora técnica da Funac.

A promotora Fernanda Ferreira destacou a importância da qualificação na vida e mente dos jovens em reabilitação.  “É tudo o que eles querem. Infelizmente, alguns se perderam no caminho, mas muitos focam na necessidade de aprimoramento, de qualificação, e têm preocupação muito grande com a profissionalização, nos cursos que são oferecidos a eles, se preocupam sobre como vão fazer para trabalhar quando saírem do sistema. Desenvolvem atividades culturais muito bonitas com artesanato, poesias, cartas, pintam quadros, entre outros trabalhos belíssimos”, afirmou.

Para a reitora Nair Portela é uma proposta que visa sistematizar, potencializar e ampliar as habilidades e capacidades dos meninos e meninas por meio da arte. “É um projeto muito interessante que vai envolver vários departamentos da Universidade. A gente parabeniza pela iniciativa e estamos com muita expectativa pela próxima reunião para definição e acerto de todos os detalhes da execução do projeto”, comentou.

Texto/Fotos: Luciano Santos

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI