A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon realizou na última segunda-feira (11), para os socioeducandos e servidores uma palestra com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e alertar a comunidade socioeducativa sobre esta realidade no Brasil.
A palestra “Diga não ao suicídio” foi ministrada pela assistente social, Katiuscia Lima. Ela destacou a importância de falar sobre o assunto e formas de prevenção. Foi exibido ainda um vídeo da campanha Setembro Amarelo.
O Diretor da Unidade, Lívio Barros ressalta a importância da atividade e fala ainda do aumento do número de suicídios relacionadas a doenças do século XXI, como depressão e ansiedade. “Este mês são realizadas ações em alusão a prevenção do suicídio, é importante o diagnóstico, a escuta e ajuda. Às vezes a pessoa dar alguns indícios de quando e como irá ocorrer o suicídio”, afirma.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que todos os dias, 32 pessoas tiram a própria vida, sendo o suicídio considerado um problema de saúde pública. “A maior causa do suicídio está relacionada à depressão. O Brasil encontra-se em 10º lugar no ranking de pessoas que cometem suicídio”, comenta a psicóloga e coordenadora de programas socioeducativos da Funac, Nelma Silva.
De acordo com Katiuscia, se faz necessário e urgente falar de forma preventiva sobre o suicídio e a importância da valorização a vida. “O principal objetivo é quebrar o tabu que existe em torno dessa problemática. Sabemos que não é fácil, mas é preciso esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter situações críticas que tem levado de forma crescente pessoas a depressão, desesperança e descrença”, ressalta.
Setembro Amarelo
No Brasil, no dia 10 de setembro é o dia mundial de combate ao suicídio, por este motivo foi criada a campanha do Setembro Amarelo que teve início em 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha promove, em todo o país, passeatas, debates, palestras e também a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI