17/03/2017 2:18 pm

Governo realiza ações na área da saúde em unidades da Funac

Atendimento de saúde aos adolescentes edt

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação e Popular (Sedihpop), promoveu ações de saúde nas unidades de São Luís e Imperatriz, nos meses de fevereiro e março. As ações tiveram foco na prevenção a dengue, combate a drogas, além de cuidados gerais para saúde física e mental.

Em consonância com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), o direito à saúde é parte integrante da ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei e, nesse sentido, as ações foram realizadas com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde de São Luís, Imperatriz e estudantes universitários voluntários.

“Proporcionar saúde aos adolescentes é garantir a cidadania deles, mesmo estando em privação de liberdade. Esse conjunto de ações é de suma importância para a ressocialização”, afirmou a coordenadora dos programas socioeducativos, Nelma Pereira da Silva.

Nas unidades do Centro Socioeducativo de Internação Masculina de São Luís (CSIMSL), Centro de Juventude Eldorado e Sítio Nova Vida foi proporcionado aos socioeducandos palestras destacando a importância de cuidados para prevenir contra a dengue, higienização nos alojamentos, além de emissão de carteira de vacinação e imunização contra tétano, hepatite e febre amarela.

No total, mais de 70 pessoas foram atendidas. A ação também foi extensiva aos servidores das unidades que compõem a comunidade socioeducativa e uma próxima etapa de vacinação contra febre amarela já foi agendada para o mês de maio.

Imperatriz

As unidades do Centro de Juventude Semear, Juventude Cidadã e do Centro Socioeducativo da Região Tocantina, no município de Imperatriz, receberam palestras sobre ‘Medicina Preventiva e Curativa’, ‘Drogas Lícitas e Ilícitas’, ações de imunização contra tétano, hepatite e febre amarela, e cuidados gerais com a participação da equipe técnica e de profissionais da saúde.

“A ação foi muito proveitosa para os socioeducandos. Falar desse tema com eles é fundamental para chamar atenção e evitar o uso de drogas, esse é o melhor caminho. Nós agradecemos pela colaboração dos profissionais de saúde em somar conosco”, destacou a vice-diretora do Centro de Juventude Cidadã, Claudina Cirqueira.

Uma das estratégias utilizadas para falar de saúde foi por meio de jogos educativos para trabalhar procedimentos de emergência, o objetivo era demonstrar a importância dos cuidados que devemos ter com a saúde física, mental e emocional.

Questões envolvendo drogas e seus malefícios também foram pautadas pela enfermeira Uenie Farias na palestra sobre o tema. “Uma vez que esse problema de saúde afeta uma parcela significativa de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, é preciso ter atenção e realizar constantemente ações de conscientização”, explicou a enfermeira.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI