
Os cursos de qualificação profissional em Técnica de Vendas e Mecânica de Moto foram iniciados nesta segunda-feira (30), em Imperatriz. As formações são resultado da ação articulada entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) no Programa “Mais qualificação para o Mercado de Trabalho”.
Na solenidade de abertura, foram realizadas as inscrições dos socioeducandos, distribuição dos materiais didáticos e fardamento. Desta última etapa do programa, participam 20 adolescentes da semiliberdade do Centro da Juventude Cidadã (CJC) e da unidade de internação Centro Socioeducativo da Região Tocantina (CSRT).
Com a mesma metodologia das formações já realizadas nas unidades da região metropolitana de São Luís, os cursos foram escolhidos de acordo com o perfil dos adolescentes. “Por meio do Plano Individual de Atendimento (PIA) dos socioeducandos foram pontuados os cursos com mais afinidade para eles e que facilitassem, posteriormente, a inserção no mercado de trabalho na região onde vivem”, explicou a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz. “Desejamos que o programa tenha o mesmo êxito, a exemplo do processo de São Luís, e que os adolescentes possam aproveitar bastante essa oportunidade”, completou.
“O nosso zelo é para que as ações da Funac tenham unicidade e qualidade em qualquer das unidades que trabalhemos, principalmente na área da profissionalização”, ressaltou a presidente da Fundação, Elisângela Cardoso. “Por isso o nosso esforço para que as ações, projetos e programas realizados aqui na capital, sejam também estendidas para as unidades do interior do Estado”, acrescentou.
Paara o diretor do CSRT, Rafael de Sousa, o curso é mais uma das possibilidades de profissionalização que a Fundação assegura aos socioeducandos durante o cumprimento da medida socioeducativa. “Sabe-se da importância que um curso de profissionalização tem na vida profissional, pois abre as primeiras portas do mercado de trabalho. A realização desses cursos, por meio de ação articulada, só demonstra o comprometimento da Funac para a ressocialização dos adolescentes”, destacou o gestor da unidade.

“Incentivar o socioeducando a perceber a importância de ter uma profissão, facilitando o ingresso no mercado de trabalho, é gratificante”, celebrou a coordenadora técnica, Sânia Galvão. “É de grande valia que a Fundação desenvolva parcerias sólidas e que tenham relevância para capacitação profissional como a Setres, afinal, esse é dos caminhos mais eficazes para a inserção dosadolescentes no mercado de trabalho”, afirmou a coordenadora.
Os adolescentes já estão na expectativa pelas aulas e conclusão dos cursos. “Eles estão motivados a participarem, pois muitos estão chegando à maioridade e querem concluir a medida aptos ao mercado de trabalho e começar uma nova vida”, disse a coordenadora técnica do CJC, Deurilene Mesquita.A previsão é de eles sejam certificados na primeira quinzena de fevereiro.
Mais Certificação
Na sexta-feira (27), dez adolescentes da unidade feminina ‘Florescer’ foram certificadas no Curso de Informática. A unidade marcou a conclusão do Programa nas unidades da Funac em São Luís e Paço do Lumiar. O encerramento do curso contou com a presença dos familiares, representantes da Setres e da comunidade socioeducativa.
Uma das socioeducandas destacou a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e com a capacitação se sentir mais preparada para se inserir no mercado de trabalho quando finalizar a medida socioeducativa.
Outra adolescente destacou o incentivo do professor e da equipe técnica para concluir o curso; no começo afirmou que sentiu dificuldades, mas o apoio de todos foi muito bom para conseguir o certificado e com êxito.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI