A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) por meio dos Centros Socioeducativos realizou ações voltadas para a prevenção do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. As atividades aconteceram durante todo o mês nas Unidades localizadas em São Luís, Ribamar, Imperatriz e Timon.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia ressalta a importância das atividades voltadas para toda a comunidade socioeducativa. “É o momento de lembrar os homens e as mulheres sobre os problemas de saúde, a importância dos cuidados e da prevenção de doenças”, diz.
Os Centros Socioeducativos firmaram parcerias com Faculdades, Secretaria de Saúde e profissionais para disseminar em suas atividades e projetos diversas metodologias para trabalhar de forma lúdica a temática.
De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, são realizadas atividades de prevenção durante todo o ano e não somente num mês específico. Ela explica, ainda, que as ações na área de saúde desenvolvidas pelas equipes do Centros Socioeducativos, têm enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento individual e coletivo.
O Centro Socioeducativo de Internação Semear, localizado em Imperatriz implementou diversas ações de promoção da saúde do homem com informações sobre prevenção, tratamento e cura do câncer pênis e de próstata, além do cadastro, aconselhamento e testagem de HIV e Sífilis.
Os alunos do curso de Enfermagem da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA) trabalharam com os socioeducandos do Centro Socioeducativo de Semiliberdade Cidadã (CSSC), a saúde masculina e doenças típicas de homem.
No Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon (CSST), a temática foi trabalhada através do Projeto “A importância da Família no Processo de Socioeducação” que contou com a participação da enfermeira Jaires Lopes, que falou sobre os cuidados da saúde do homem e por meio da dinâmica, mitos e verdades os participantes puderam tirar dúvidas sobre o assunto.
O pai de um socioeducando do CSST parabenizou a equipe por desenvolver um projeto tão gratificante. “Participei da palestra sobre o câncer de próstata e pude tirar minhas dúvidas e aprender mais sobre o assunto”, enfatiza.
Trabalhar a temática com o público masculino tem ajudado a desmistificar os mitos que permeiam o tema. “A palestra realizada em alusão ao novembro azul foi um momento importante, pois o tema ainda é permeado de preconceito. A campanha tem motivado muitos homens principalmente na faixa etária de 50 anos, a fazerem o exame. É necessário cuidar da saúde, manter uma alimentação saudável e ficar atento aos sintomas para que se possa identificar de forma antecipada o início da doença. O câncer se descoberto de forma precoce, as possibilidades de sucesso no tratamento são maiores. É preciso superar o preconceito e fazer com que os homens também tenham esse cuidado”, destaca Diogo Rogério, diretor do CSST.
No Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais (CSIPRC), em Timon, além de trabalhar a prevenção ao câncer de próstata, os socioeducandos e equipe participaram de dinâmicas e técnicas de alongamento para um maior dinamismo da temática. “Sempre promovemos ações de prevenção na área da saúde que são importantes não só para os adolescentes, mais também para os familiares e profissionais da socioeducação”, explica Lívio Araújo.
Em parceria com a coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis IST´s de São Luís, o Centro Socioeducativo de Internação do São Cristovão, em São Luís recebeu o enfermeiro Carlos Henrique Rodrigues que é referência em tratamento de IST´s e servidores da Funac, nutricionista Raquel Silva; enfermeira Karla Costa e Auriane dos Anjos que realizaram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, verificação de peso e altura para cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC).
As ações do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar foram realizadas através de roda de conversa e painel expositivo para os socioeducandos e servidores sobre a importância do autocuidado. Conduziram a atividade, a equipe técnica e equipe de saúde composta por enfermeira e técnica de enfermagem.
Para o psicólogo, Augusto Gouveia, do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar trabalhar a temática, vai além da prevenção. “Realizar roda de conversa sobre o novembro azul é uma oportunidade de sensibilizar quanto a importância dos cuidados da saúde do homem. E para além disso, superar mitos e tabus sobre masculinidade”, pontua.
Em parceria com a Faculdade de Imperatriz (FACIMP), o Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina abordou através de palestras temáticas voltadas para a saúde do homem: câncer de próstata, pênis e câncer de mama masculino. A atividade contou com a integração dos adolescentes e equipe técnica.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI