3/02/2019 12:09 pm

Unidades da Funac realizam atividades para prevenção da saúde mental

14275_img_20190131_wa0059_5776376302719627178As unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizaram durante o mês de janeiro, oficinas, rodas de diálogos e exibição de vídeos para tratar de um assunto de extrema relevância para a sociedade, que é a saúde mental. Na ocasião foi trabalhada com os socieducandos a importância da qualidade de vida na sociedade moderna.

Foi abordada ainda a importância de cuidar da saúde mental, as formas de prevenção, os benefícios e as consequências da falta de cuidados com a saúde. Foi utilizada uma metodologia diferenciada com roda de conversa utilizando a chamada roda da borboleta das emoções, slides e balões soltos ao céu.

“A importância dessa temática, agrega para eles uma autorreflexão sobre como está a saúde mental deles, o que eles andam fazendo para mantê-la e/ou modificá-la. Além de que o que foi repassado para eles podem colocar em pratica ao saírem do contexto que hoje estão inseridos”, explica a psicóloga Isabel Cristine Alves do Nascimento.

“O vídeo mostrou que tem muitas pessoas que só vivem de aparências e que na verdade estão infelizes e fingem estarem felizes. Então, é importante cuidar da nossa saúde mental para estarmos bem”, afirma o socioeducando que participou das atividades.

A psicóloga do Centro Socioeducativo da Região dos Cocais, Dannyara Aguiar, destaca que a prevenção ao adoecimento emocional exige mudanças no estilo de vida. “Criado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abraão tem como objetivo principal o cuidado que devemos ter com a saúde mental, a saúde das emoções. Considero de extrema importância falar sobre essa temática que muitas vezes é negligenciada e não podemos esquecer que ao cuidarmos da mente estamos cuidando da vida”, afirma.

Os socioeducandos tiveram uma participação efetiva na atividade e parabenizaram a equipe por trabalharem uma temática tão importante. “A palestra foi muito esclarecedora e tirei muitas dúvidas a respeito do tema. É uma doença que eu posso identificar tratar e curar”, comenta o adolescente que cumpre medida de semiliberdade em Timon.

Parceria

O Centro de Juventude Cidadã firmou parceria com a coordenação do CAPS AD, para a realização da atividade alusiva ao ‘Janeiro Branco’ na qual foram desenvolvidas dinâmicas, apresentações, realização de testes de drogadição e palestra sobre saúde mental com foco nos danos causados pelas drogas.

Para a coordenadora do CAPS AD, Kátia Carvalho, os adolescentes foram muito receptivos e tiraram as dúvidas a respeito da temática. “Trabalhar com os adolescentes a prevenção da saúde mental e a consequência do uso de drogas foi gratificante”, destaca.

A coordenadora técnica do Centro de Juventude Cidadã (CJC), Deurilene Mesquita, comenta que o mês de janeiro foi escolhido estrategicamente pelos profissionais para abordarem a temática e proporcionar a oportunidade de cuidar da saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida logo no início do ano.

“Nada melhor do que buscarmos o equilíbrio entre a correria exacerbada da vida moderna e a paz interior, e tudo isso perpassa por uma mente saudável apresentar aos socioeducandos do CJC possibilidades de cultivar uma vida feliz sem envolvimento com drogas e desenvencilhar de velhas práticas a partir de novas escolhas é fundamental para o êxito do nosso trabalho de ressocialização”, pontua a coordenadora técnica do CJC, Deurilene Mesquita.

Projeto Janeiro Branco

O Projeto Janeiro Branco faz do mês de janeiro um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental.

CNPJ: 05.632.559/0001-58

Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910

Telefone: (98) 98456-3340

E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI