As unidades de atendimento da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) estão realizando uma série de debates e oficinas em alusão a ‘Semana do bebê’. Nas atividades os (as) socioeducandos (as) privados de liberdade são instruídos em direitos e deveres da primeira infância.
Dentre as atividades, palestra sobre vacinação na gestação, promoção dos direitos da gestante e dos bebês, gincana cultural, exibição de vídeos, oficina sobre arte e pintura ‘recordando a minha infância’, leitura e construção de história, cuidados com o bebê e registro de nascimento, promoção dos direitos das gestantes e bebês, pensão alimentícia e bate-papo sobre afetividade e relações pais e filhos.
Para a presidenta da Funac, Elisângela Correia Cardoso, a realização dessa atividade nas Unidades de atendimento serve para fortalecer as relações familiares. “As atividades tendem a contribuir para uma compreensão de que a primeira infância que vai até os seis anos de idade é um momento de desenvolvimento da criança e requer cuidados especiais que vai desde amamentação, afetividade, socialização e a importância do brincar, pois se tais aspectos forem bem trabalhados, isso influenciará de forma positiva na vida das crianças”, ressalta.
A coordenadora técnica do Centro de Juventude Florescer (Unidade feminina), Raimunda Ferraz ressalta a necessidade da realização da semana no Centro. “Noventa por cento das adolescentes que estão na medida atualmente tem filhos nessa faixa etária que se enquadra na primeira infância e a temática é de grande relevância para as adolescentes que cumprem medida”, afirma.
A assistente social, Salhete Birino, considera oportuno para os socioeducandos obterem informações sobre a importância de cuidados essenciais nessa fase da vida e que poderá fazer toda diferença no futuro. “É na primeira infância, de que a criança desenvolve parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Através de roda de conversa, exibição de vídeos e quiz buscamos estimular os socioeducandos para um olhar específico para a primeira infância, visto que também são jovens em plena fase reprodutiva e que precisam saber lidar com a chegada de um bebê na família ou com seus irmãos mais novos”, destacou.
“A adolescência é um momento de mudanças, tanto físicas quanto emocionais, tudo acaba se tornando novidade. O objetivo da Fundação é promover a conscientização do adolescente através dos temas abordados”, disse a pedagoga do Centro de Juventude Semear, Aretuza Lopes.
CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI