
Para fechar as comemorações pelo Dia da Mulher, a unidade de internação do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), promoveu uma ação especial para as mulheres da comunidade socioeducativa e familiares dos socioeducandos nesta sábado (18), em Paço do Lumiar.
A equipe técnica e os adolescentes montaram uma programação especial com dinâmicas, exibição do documentário sobre a origem do Dia Internacional da Mulher e apresentações culturais com o Grupo de Percussão “Sonho de Liberdade” e do Grupo de hip hop da Igreja Assembleia de Deus.
“Mulher, feita para brilhar, chora, sorri, mas não para de lutar. Cuida sem limite, o amor é infinito, pétalas de rosas macias e cheirosas, diamantes da vida jamais visto”, cantaram os adolescentes em um rap, composto durante as oficinas de música, para exaltar o papel da mulher.
Dona Maria Helena Silva amou a homenagem. “Alegrou meu coração ouvir essas palavras de carinho e receber a rosa do meu neto. Isso aqui foi lindo demais”, falou emocionada. Para Maria José Sousa o que marcou foi a reflexão sobre a data. “Eu gostei da homenagem, das palavras que foram ditas pelos adolescentes, deles reconhecerem o nosso valor. Foi bonita toda a festa”, afirmou.

Reconhimento foi, justamente, a palavra do dia.“Essa ação foi pensada com o intuito de ressignificar o papel da mulher e a visão que os adolescentes tem delas na sua própria família, na sociedade, das profissionais que os acompanham na rotina pedagógica”, explicou a coordenadora ténica, Jaqueline Vieira. “E a partir disso, construir e fortalecer o conceito de valorização e reconhecer a importância das mulheres”, concluiu.
Dia da Mulher
O Dia da Mulher (08 de março) na Funac também foi marcado por homenagens e ações que destacaram o seu papel no meio socioeducativo. As unidades promoveram momentos de confraternização, roda de diálogos, café da manhã e almoço e outras atividades diversas envolvendo toda a comunidade socioeducativa.
“Temos mulheres atuantes na socioeducação, que conduzem com muita responsabilidade e competência o seu trabalho, são um diferencial na gestão e, por isso, parabenizamos a todas que contribuem nessa luta conosco”, falou a presidente da Funac, Elisângela Cardoso.
A unidade referência em justiça restaurativa do Alto da Esperança promoveu uma roda de diálogo sobre a “Presença feminina no sistema de justiça”. A ação contou com a participação da promotora Fernanda Helena Ferreira, da 6ª promotoria da infância e juventude, e uma interação com roda de capoeira com mulheres convidadas.
Em Imperatriz, no Centro da Juventude Cidadã, a data foi comemorada com um momento reflexivo com a presença da juíza de paz Luziane Lucena, que destacou a importância do papel da mulher na construção da sociedade, desempenhando múltiplos papéis como mães, donas de casa e profissionais do mercado de trabalho ao mesmo tempo, entre tantas outras atividades. As mães dos adolescentes foram presenteadas com rosas, confeccionadas durante as oficinas.

CNPJ: 05.632.559/0001-58
Endereço da Sede: Rua das Crioulas (Cândido Ribeiro), nº. 850 – Centro, São Luís – Maranhão
CEP: 65015-910
Telefone: (98) 98456-3340
E-mail: gabinete@funac.ma.gov.br
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela ATI