12/02/2019 5:39 pm

Unidades da Funac realizam Jornadas Pedagógicas

Professores das unidades e equipe da Funac participam da Jornada Pedagógica (Foto: Divulgação)

As unidades socioeducativas da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizaram, este mês, as Jornadas Pedagógicas.

O objetivo foi preparar os docentes que atuam na socioeducação para o início do ano letivo de 2019.

Na programação das Jornadas, debates sobre o Projeto Político Pedagógico, Plano de Segurança, Regimento Interno das unidades e as Práticas Restaurativas.

As atividades com os docentes e as equipes técnicas das unidades aconteceram por meio de palestras, dinâmicas e rodas de conversas, além da realização do planejamento de atividades e metas para o ano letivo.

“As Jornadas Pedagógicas são etapas de alinhamento dos docentes junto às ações do atendimento socioeducativo das unidades”, explica a coordenadora dos Programas Socioeducativos, Nelma Pereira.

“Nesta fase, optamos por aprofundar a temática socioeducação e projeto político pedagógico para nivelar a compreensão dos professores sobre esta política”, diz Nelma.

“Como resultado, esperamos um semestre letivo exitoso que favoreça uma melhor formação dos adolescentes e jovens privados de liberdade”, conclui a coordenadora.

Nas duas últimas semanas, os quadros das unidades passaram por esse processo de debate com os seus professores, auxiliados pela equipe da Funac que ministraram os conteúdos.

Participaram desse momento os técnicos Nickson Daniel Souza, Irene Rolim, Alexandrina Abreu, Rosilda de Brito; o coordenador de Segurança, Alexsandro Farias; e a coordenadora Nelma Pereira; juntamente com as equipes técnicas das unidades.

Atividades realizadas durante as
Jornadas Pedagógicas (Foto: Divulgação)

Clarissa Silva, professora que leciona em uma das unidades da Funac, afirma que a formação foi esclarecedora.

“A jornada possibilitou ter um entendimento mais aprofundado do que é a socioeducação, a partir do Projeto Político Pedagógico e do Plano de Segurança”, pontua a docente.

“Diante disso, executar o processo pedagógico com os alunos será mais fácil, pois compreendemos melhor a sua realidade, potencialidades e desafios”, acrescenta.

Na avaliação da pedagoga do Centro Socioeducativo de Internação do São Cristóvão, Lúcia Régia Feitosa, a Jornada Pedagógica foi positiva.

“Conseguimos nos organizar para dar início ao ano letivo de 2019, pontuar as dificuldades e os acertos do semestre passado, esclarecer dúvidas dos professores sobre as nossas normativas e projetos”, afirma Lúcia.

“Agora, eles estarão mais preparados e motivados para a rotina da sala de aula com os adolescentes”, completa.

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